Setores apresentaram demandas próprias e debateram temas gerais (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

O Anfiteatro das Pró-reitorias sediou, na tarde desta terça-feira, 23, mais um encontro entre a Administração Superior e as unidades acadêmicas e administrativas. Desta vez, trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Avaliação Institucional, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), e das Ouvidorias Geral e Especializada em Ações Afirmativas puderam conversar com membros do atual reitorado.

O reitor, Marcus David, a vice-reitora, Girlene Alves, e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, fizeram explanações a respeito das principais ações desenvolvidas pela gestão nos dois primeiros anos do reitorado – como a reestruturação econômica da Universidade e a retomada de obras paradas – e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

A vice-reitora ainda destacou o papel da Diretoria de Ações Afirmativas como responsável  pela proposição e pela articulação de ações que sensibilizam e mobilizam a comunidade universitária para a convivência cidadã, com as inúmeras realidades presentes na diversidade social, relacionadas a gêneros e sexualidades, às tradições das culturas, às questões étnico-raciais, à vulnerabilidade socioeconômica, dentre outras.

Demandas

Logo após as apresentações, os técnico-administrativos (TAEs) tiveram a oportunidade de debater com os gestores temas de interesse geral e demandas específicas de cada unidade. Um dos principais assuntos abordados foi a situação estrutural do campus avançado de Governador Valadares. Marcus David enumerou todas as ações desenvolvidas pela gestão para a amenização dos problemas encontrados na cidade e explicou que novas iniciativas dependem de maior oferta de orçamento e de resoluções para as questões jurídicas enfrentadas.

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) também foi um dos temas debatidos. O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças informou que o Arquivo Central da UFJF iniciou a implantação do sistema em julho de 2017 e que o mesmo encontra-se em fase de testes. O SEI é um software público, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e adotado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão como eixo estrutural do chamado Processo Eletrônico Nacional. Uma das principais características do sistema é a substituição do uso do papel por uma plataforma digital para a criação e a tramitação de processos administrativos e documentos avulsos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho.

Outra demanda apresentada pelos participantes do encontro diz respeito à necessidade de ampliação do espaço físico da Reitoria. Marcus David argumentou que é preciso rever a antiga proposta de construção de uma nova sede, na parte altas do campus e sinalizou para uma possível reforma do atual prédio – no sentido de ampliá-lo – ideia ainda a ser desenvolvida.

Marcus David, Girlene e Condé estiveram acompanhados pelo secretário-geral da UFJF, Rodrigo Souza; pela coordenadora de Ações de Extensão, Fernanda Cunha Sousa; pelo diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, pelo pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, pela diretora de Avaliação Institucional, Michéle Farage, e pela chefe de Gabinete, Mara Loureiro.