Evento receberá o professor português José Maria Carvalho Ferreira (Foto: Google Imagens)

“Anarquia e Anarquismo” é o tema da palestra que será ministrada nesta terça-feira, dia 23, às 19h, na sala C – II – 02 do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). O evento receberá o professor português José Maria Carvalho Ferreira para “I Ciclo de Palestras sobre Anarquismo de Juiz de Fora”. O evento está sendo organizado por dois projetos do departamento de História da UFJF – o Frente Autônoma de JF e Cine Espertirina Martins.

O palestrante, o professor José Maria Carvalho, avalia o tema que será abordado. “A Anarquia baseia-se em proposições civilizatórias que não se explicam somente com a extinção do Estado e do capitalismo. Para além disso, a Anarquia tem como essência utópica a superação histórica da civilização judaico-cristã. Os anarquismos na sua diversidade política, social, cultural e econômica não são mais de que modelos que interpretam, explicam e compreendem a Anarquia, cada um a seu modo.”

A programação inclui o lançamento do livro “Utopia, Anarquia e Sociedade”, que é uma homenagem ao palestrante feita pela Universidade de Lisboa. O livro é uma compilação de artigos, escrito por diferentes intelectuais, sobre o professor.

A estudante de História e membro da comissão organizadora, Nilciana Alves, destaca que a contribuição do evento para a comunidade acadêmica da Universidade é muito grande. “O tema anarquismo é, ainda hoje, muito pouco estudado, por inúmeros motivos. Acreditamos que a palestra possa contribuir para diminuir os estereótipos que foram  criados em torno do socialismo libertário. Além disso, ao ter como palestrante um professor especialista do tema, poderemos aprofundar determinadas questões em relação ao assunto. Por fim, estamos, com essas palestras do 1º Ciclo de Palestras Sobre Anarquismo, preenchendo uma lacuna que, muitas vezes, fazem parte de nossa formação acadêmica”.

O evento é aberto, gratuito e confere certificado.

Outras informações: Página do evento