Evento uniu competências esportivas relacionadas à ginástica com o universo do cinema. (Foto: Twin Alvarenga)

Seja em casa ou na escola, arte e esporte são coisas com as quais as crianças costumam ter contato desde pequenas. Entretanto, para a maioria das pessoas, em um primeiro momento, as duas práticas não andam juntas. Quebrando essa ideia, crianças de dez diferentes instituições de Juiz de Fora participaram da 3ª edição do Festival de Ginástica na última sexta-feira, 19, onde fizeram performances com referências à sétima arte.

Realizado pelo projeto de extensão “De Pernas Pro Ar”, da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), o evento este ano trouxe o desafio de unir competências esportivas relacionadas à ginástica com o universo do cinema em apresentações inspiradas em filmes.

O professor e coordenador do projeto, Neil Franco, explica que o tema dessa edição do Festival foi escolhido em consenso pelo grupo. “A ginástica para todos, foco desse evento, trabalha relacionando-a com outros temas da cultura corporal e da arte. Fizemos uma votação e decidimos tratar a história do cinema, representando suas diferentes eras através das performances.”

O festival contou com apresentações de crianças, jovens, adultos e idosos em modalidades distintas, como ginástica geral, acrobática, rítmica, artística, aeróbica e artes circenses. Dentre as referências cinematográficas estiveram o cinema mudo, obras clássicas como Cantando na Chuva e Cinema Paraíso, além de produções contemporâneas que agradam a todas as idades como Liga da Justiça e Alice no País das Maravilhas.

Ieda Paixão, de 72 anos, não possui vínculo ativo com a UFJF, mas se interessou pela proposta do “De Pernas Pro Ar” e já participa do Festival há duas edições. “Esse evento é excelente, uma chance realmente de revelar talentos e exibir os trabalhos do grupo.” Ela participou da performance de Cantando na Chuva, marco histórico do cinema por ser o primeiro filme com som sincronizado.

Aluna do nono período do curso de Educação Física e participante do projeto desde o início, Miraldina Alice Santos explica que o grupo utiliza duas frentes de trabalho: “uma para toda a comunidade, sem nenhuma restrição; e um grupo ginástico para jovens, cujo foco é mais técnico”. Sobre o esporte, ela destaca que gosta muito da ginástica, “é uma prática versátil e fácil de ser adequada para toda a população. O nosso foco é a ginástica geral, que busca a questão da inclusão e da diversidade. Temos pessoas muito diferentes envolvidas nas apresentações, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência. É um grupo diverso, cada um com suas habilidades, experiências. Colocamos todo mundo para trabalhar junto.”

O diretor da Faefid, Jeferson Vianna, explica que o curso de Educação Física contempla “atividades circenses, recreativas, de ginástica, para que os alunos saiam com uma formação completa.” Com relação ao Festival, Vianna explica que “o espaço da Faculdade, além de ser voltado ao ensino e à pesquisa, é também um espaço para a cidade, então é muito bonito ver o ginásio repleto de crianças e famílias para prestigiar a ocasião, é ver a Universidade cumprindo seu papel social”.

Além dos grupos do projeto de extensão “De pernas pro ar” e de Ginástica Rítmica da Faefid, se apresentaram equipes do Colégio de Aplicação João XXIII, do Centro Integrado Arco-Íris, do Colégio Magnus, das escolas municipais Álvaro Lins, Rocha Pombo e Professor Helyon de Oliveira – CAIC e o Stúdio de Aulas Coletivas MM’s Fitness.

O evento aconteceu no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos e teve entrada gratuita. No dia 27 de outubro, no mesmo local, acontece a primeira Copa de Ginástica Rítmica e Artística, organizada pela empresa Junior ACE, da Faefid. A entrada também  será gratuita, com início marcado para às 20h.

Confira mais fotos do evento