A Reitoria da UFJF, em consonância com o posicionamento da Andifes por uma frente ampla em defesa da democracia, vem a público ratificar e enfatizar a necessidade de fortalecimento de iniciativas que clamem pela manutenção dos valores democráticos, tão duramente conquistados e formalmente estabelecidos na Constituição Federal de 1988.

O processo eleitoral vigente tem produzido na sociedade movimentos com forte conotação antidemocrática e traços fascizantes. Neste contexto, as instituições públicas de ensino superior não podem se omitir. Nossa missão de compromisso com a formação cidadã e profissional de qualidade – baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão – e com o desenvolvimento da ciência e tecnologia, em todas as áreas de saber, pautados no conhecimento crítico e humanista não nos permite tergiversar. Assim, mostra-se ser imprescindível atendermos o chamamento da Andifes e engrossarmos as fileiras das instituições de ensino e demais frações da sociedade preocupadas com o “rebaixamento dos valores civilizatórios, que ademais incentiva formas explícitas de discriminação de segmentos sociais tradicionalmente oprimidos, manifestando conivência com práticas de violência moral, física ou simbólica, como forma de resolução de conflitos ou imposição de visão de mundo”.

Neste momento, a luta particular das instituições de ensino superior pela educação pública, gratuita e, predominantemente, presencial, pela autonomia universitária, pela não discriminação da área das humanidades como um campo de conhecimento estratégico para o desenvolvimento social e econômico de nosso País, se entrelaça com as questões mais abrangentes da sociedade relacionadas à preservação dos direitos sociais previstos constitucionalmente e à dinâmica política referenciada por mecanismos democráticos.

Ter clareza do momento histórico e da necessidade urgente de fortalecermos os princípios civilizatórios faz com que a Administração Superior da UFJF, ciente de suas responsabilidades, alerte a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre os potenciais riscos envolvidos em propostas que não reforcem o Estado Democrático de Direito e conclame a todos a contribuir para a construção de uma Frente Ampla em Defesa da Democracia.

Prof. Dr. Marcus Vinicius David – Reitor
Prof.ª Dr.ª Girlene Alves da Silva – Vice-Reitora