Com o objetivo de reunir profissionais da saúde para discutir o desenvolvimento dos serviços voltados para a Saúde Mental, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) promove o II Encontro de Saúde Mental e o XI Encontro Científico do Serviço de Psiquiatria, entre os dias 24 e 26 de outubro. O evento começa na próxima semana, na quarta-feira, às 18h, no Anfiteatro da Reitoria; nos dias seguintes as atividades são iniciadas às 14h no mesmo local.

O tema desta edição será “Práticas e saberes no cuidado psicossocial em Saúde Mental”. O público-alvo é a comunidade acadêmica envolvida com a Saúde Mental, assim como profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e usuários dos serviços assistenciais que compõem a Raps. As inscrições devem ser feitas pela internet; o valor é R$ 50 para profissionais e R$ 30 para estudantes de graduação, pós-graduação e residentes. Os participantes receberão certificado, emitido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HU da UFJF.

O evento está sendo organizado pela Unidade de Atenção Psicossocial, Serviço de Psiquiatria e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade do HU e conta com mesas redondas, palestras e apresentações de trabalho. O intuito é debater a reabilitação psicossocial, divulgar a produção científica do Serviço de Psiquiatria, discutir a necessidade de priorizar a participação dos usuários no tratamento, e, ainda, estabelecer diálogos para aprimorar as estratégias utilizadas pelos profissionais.

A palestra de abertura, intitulada “Práticas e saberes no cuidado psicossocial em Saúde Mental”, será ministrada pela professora Cristina Loyola; enquanto a palestra de encerramento “Diretrizes de ensino e aprendizagem para a formação dos profissionais em Saúde Mental” será realizada pelo professor Walter Melo Júnior. Confira a programação completa.

O professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF e chefe da Comissão Organizadora, Alexandre de Rezende Pinto, ressalta a importância do evento. “Discutir a Saúde Mental é fundamental dentro de Universidade, primeiro pela alta prevalência dos transtornos mentais que acometem a população. A Universidade cumpre um papel primordial na formação dos profissionais para lidarem com essa problemática, sobretudo nos cursos da área da Saúde.”