Você dá o sangue pelo seu time? Com essa pergunta, a campanha Minha torcida é a maiorvisa aumentar o estoque de sangue do Hemominas de Juiz de Fora. A iniciativa parte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido pelas estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, Ayane Martins e Bárbara Merotto. A intenção é a de  estimular as pessoas a doarem sangue inserindo-as numa competição entre as torcidas dos quatro grandes times do Rio de Janeiro – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Ayane conta que sempre pensou em realizar algo prático no TCC para fazer a diferença na vida das pessoas. A ideia para a campanha veio da constatação da baixa quantidade de sangue no Hemocentro – especialmente dos tipos A, AB E O negativos – e também do fato da colega, Bárbara, já ser uma doadora. “A gente sabia que queria um trabalho envolvendo marketing e causa social. Então, pensamos na doação de sangue, só que queríamos fugir do clichê e fazer algo que realmente motivasse as pessoas a doarem”, diz Ayane. A sugestão de usar o futebol – meio reconhecidamente competitivo – como forma de incentivo para agregar voluntários através da rivalidade partiu do orientador das alunas, o professor Márcio Guerra.

Para participar, o torcedor deve comparecer ao Hemocentro, doar em nome da Campanha e informar o time pelo qual torce. O vídeo que inicia a campanha será divulgado nesta terça, 16, no Facebook, Instagram e YouTube, com a presença de quatro torcedores que são fanáticos pelo clube do coração e que serão os embaixadores da campanha. No dia 25 de novembro, será divulgado um ranking de doações por meio das redes sociais.

Outras informações: minhatorcidamaior2018@gmail.com