Inscrições on-line já estão abertas para evento que reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação (Foto: Arquivo UFJF)

Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário de Pesquisa em Enfermagem, que acontece entre os próximos dias 22 e 24. O evento promove discussões sobre metodologias de pesquisa utilizadas na área, assim como apresenta os trabalhos de mestrandos e pesquisadores, e é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O Seminário reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação para discutir e aprimorar o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, tratando de temas e métodos pertinentes à área. A programação completa pode ser acessada aqui e conta com palestras, mesas de debate, explanações de teses e dissertações.

Além de tratar de métodos e temas de pesquisa, o evento também é uma oportunidade para difundir a produção científica do Programa, como aponta a professora Anna Maria Salimena. “Nós começamos o evento como forma de apresentar as pesquisas que os alunos fizeram nas suas dissertações de mestrado e dar visibilidade aos resultados das pesquisas do programa de Pós-graduação, expondo nossa produção para a comunidade acadêmica.”

Anna foi coordenadora do PPG em Enfermagem por 7 anos e explica que a realização do Seminário foi interrompida por um período, mas “tivemos a iniciativa de retomá-lo neste ano pois sempre houve uma boa participação dos nossos alunos e pesquisadores e ele é uma boa forma de externar o trabalho que fazemos na Faculdade”. Ela ressalta ainda a participação de membros do corpo docente da Faculdade que realizaram doutorado interinstitucional (Dinter) junto à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta edição e diz ter boas expectativas para a realização do evento.

Mestranda em Enfermagem e membro da comissão organizadora do Seminário, Thayenne Monteiro afirma que, estando na pós-graduação, a ocasião “possibilita o desenvolvimento de pensamentos críticos e reflexivos que ampliam os conhecimentos obtidos em nossa formação. Estar em contato com pesquisadores experientes e conhecer seus trabalhos é inspirador e nos motiva a pensar em futuros projetos.”

O Seminário acontece entre os próximos dias 22 e 24, no Auditório Elisabeth Rombach, da  Faculdade de Enfermagem. Interessados podem fazer sua inscrição gratuita por meio deste link ou no local do evento.

Outras informações: (32) 2102-3297 – (Programa de Pós-graduação em Enfermagem)