Está em curso a 20ª Mostra de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A edição aborda o tema “Tradição e Contradição” e busca discutir questões ligadas à comunidade acadêmica, como ensino, atuação profissional, política, referências e representatividade. O evento ocorre em atividades ao longo de toda a semana e vai até sexta-feira, 19. A semana é organizada pelo Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau) e aberta ao público em geral.

Para participar de todas as atividades é preciso fazer o credenciamento nesta terça-feira, 16, das 8h às 14h, no Galpão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Os interessados em comparecer a algum dia específico podem fazer a inscrição no dia da programação desejada. Detalhes como os locais de cada atividade serão divulgados na página do evento no Facebook na véspera de cada dia.

Sobre o tema desta edição, a coordenadora do Cacau e integrante da comissão organizadora, Laura Engenheiro Abreu de Souza, acredita que a mostra é um exemplo de contradição ao ensino tradicional. “Trata-se de um evento horizontal em que os alunos têm voz, têm contato com diferentes perspectivas e um ensino menos centralizado e mais social.” De acordo com Laura, o encontro é uma forma de os alunos terem contato com o lado prático da arquitetura. “Temos algumas práticas de canteiro experimental que serão trabalhadas ao longo da semana. São técnicas construtivas não convencionais, como o barro, o tijolo de pau-a-pique e o bambu.”

Na quarta-feira, 17, a mesa “Representatividade feminina no meio acadêmico e profissional” conta com a presença de quatro convidadas especiais. Dentre elas, a psicóloga e pesquisadora sobre as temáticas de gênero, sexualidade, direitos humanos, saúde e feminismo, Brune Coelho; e a pesquisadora Carla de Oliveira Romão que, por meio de sua docência e prática acadêmica, busca questionar a persistente desigualdade que as mulheres vivenciam em nossa sociedade. A mesa propõe um debate baseado na trajetória profissional das convidadas, refletindo ainda a comunidade LGBTTIQ e a representação da negritude. Os impactos dessas questões na formação identitária também serão pensados. O encontro ocorre às 18h no saguão do Galpão da FAU.

A programação do evento conta também com a presença da arquiteta Maria Josefina de Vasconcellos Maia. A profissional iniciou sua atuação no fim da década de 1970 e assinou projetos de restauro, praças, paisagismo, interiores e grandes estruturas verticais, além de participar de inúmeros concursos. Sua produção recente destaca-se pelos projetos institucionais, como o Espaço do Conhecimento UFMG, o Museu da Cachaça, em Salinas (MG) e a Estação da Cultura Presidente Itamar Franco em parceria com Acústica & Sônica e o arquiteto Rafael Yanni.

Na sexta-feira, 19, às 10h, a oficina “Jô Vasconcellos” vai trabalhar a partir do “Projetaço”, um exercício em que é apresentada uma situação para que os participantes façam um projeto de arquitetura, com discussão conceitual e propostas para uma suposta reforma. Às 14h, a convidada vai estar à frente de uma mesa, falando sobre sua trajetória na arquitetura.

Outras informações:  cacau@arquitetura.ufjf.br
Página do evento no Facebook