Evento, gratuito e aberto ao público, trabalha concentração e meditação adaptadas ao budismo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, na próxima quinta, 18, o encontro “Mindfulness e Arte: por uma vida melhor”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece, às 14h, no auditório do IAD. As inscrições acontecem até o dia 16 de outubro pelo link.

O encontro será ministrado pelo médico da UFJF, Afonso Damião, que realiza trabalhos na área pericial administrativa e na implementação de programas para promoção de qualidade de vida no trabalho, especificamente como facilitador em grupos para introdução de técnicas de meditação (Mindfulness). No evento, ele pretende trabalhar a temática de forma alternada com práticas orientadas.

Damião explica que as técnicas de Mindfulness trabalham a concentração e a meditação adaptadas do budismo num conceito laico, permitindo o acesso de um maior número de pessoas. As práticas trabalharão a partir do enfoque em um objeto (partes do corpo, respiração, corpo em movimento, entre outros).

Ele destaca que a prática traz benefícios para os alunos, como a capacidade das técnicas de direcionar o foco da atenção e a capacidade neurofisiológica, aumentando a produtividade. A ação integra as atividades previstas no Projeto de Treinamento Profissional “Diálogos: Moda, Design e Arte”.

“É uma oportunidade importante para todos: professores, alunos, funcionários e comunidade”, observa a professora do IAD, Isabela Monken Velloso, coordenadora do projeto juntamente com Frederico Braida, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF.