Integrantes das ligas do ICV e representantes dos estudantes discutiram e avaliaram eventuais mudanças no estatuto. (Foto: Maria Clara Leite)

Representantes das ligas acadêmicas do Instituto de Ciência da Vida (ICV) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) reuniram-se na última segunda-feira, 8, para compartilhar suas experiências e debater sobre o estatuto que rege o funcionamento dessas associações. Membros do Diretório Central Estudantil (DCE) e dos diretórios acadêmicos dos cursos relacionados à área de saúde também participaram do encontro.

A vice-diretora do ICV, Waneska Alexandra Alves, explicou que o documento que disciplina a atuação das ligas foi aprovado em janeiro do ano passado e que, por isso, considerou necessário organizar um evento para a sua revisão que contasse com a participação ativa dos discentes. “Foi um primeiro estatuto. O instituto tinha sido criado, e a gente tinha essa demanda. E nós resolvemos agora, depois de mais de um ano de experiência, fazer uma revisão desse estatuto. Mas a nossa ideia é que ele seja revisado na perspectiva do ligante, do estudante, com a participação também dos diretórios acadêmicos”, afirmou.

Waneska, que também é membro da comissão de ligas do ICV – formada por quatro estudantes e três professores – ressaltou a importância dessas associações para a formação dos discentes. “Ela é muito importante porque o estudante escolhe uma temática, por exemplo, neurocirurgia, saúde coletiva e, com a participação na liga, ele tende a querer se aprofundar naquela temática, não só um aprofundamento teórico, mas também prático.”

O representante da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas, Nelson Dabus Neto e a vice-diretora do ICV, Waneska Alves em conversa com os estudantes. (Foto: Maria Clara Leite)

Além de debater o estatuto, o evento contou com palestra do representante da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas, Nelson Dabus Neto, que abordou a importância de professores-orientadores com expertise na temática da liga e sobre a atuação dessas associações em consonância com o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão).

Na opinião da representante do DCE, Ananda Carvalho Martins, a reunião foi muito produtiva, pois conseguiu abordar todos os pontos do estatuto e permitiu identificar suas falhas e potencialidades. “Tivemos uma construção conjunta das propostas e estudantes de vários cursos participaram ativamente do processo. Acreditamos que a revisão do estatuto resolverá muitos dos problemas que as ligas enfrentam hoje e possibilitará o crescimento e fortalecimento na nossa universidade”, declarou a discente de Medicina.

A comissão de ligas acadêmicas do ICV vai se reunir novamente para reformular o estatuto a partir das discussões feitas no evento. O novo documento deverá ser analisado para aprovação pelo Conselho de Unidade.

Ligas acadêmicas
As ligas acadêmicas são associações de estudantes da UFJF-GV, criadas com o objetivo de aprofundar os estudos em determinados temas de interesse comum de seus integrantes. Sem fins lucrativos, sua atuação concentra-se nas demandas da comunidade acadêmica e da população de Governador Valadares.

Na liga acadêmica o estudante desenvolve atividades de extensão, ensino, pesquisa e também ações práticas relacionadas à temática. Cada liga possui um professor-orientador, que dá apoio aos discentes.

O ICV possui aproximadamente 33 ligas, algumas em processo de fundação. Embora a maioria seja dos cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia, existem ligas multiprofissionais, em que estudantes de outras áreas também podem participar.