A Sembio vai oferecer palestras, mesa-redonda e concursos de fotografias e ilustrações, além de mostra de produção científica e uma feira de biociência (Ilustração: Divulgação)

Da astrobiologia à neurociência. As ciências biológicas serão amplamente debatidas na XLI Semana de Biologia (Sembio), que acontece entre os dias 22 e 26 de outubro no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizada pelo Diretório Acadêmico Beth Bessa (DACBio), o encontro irá oferecer atividades diversificadas visando à formação acadêmica dos futuros biólogos da Universidade, além de contar com pesquisadores de prestígio nos estudos biológicos.

Nos cinco dias de realização, o objetivo do evento é abranger as diversas produções biológicas. A Sembio vai oferecer palestras, mesa-redonda e concursos de fotografias e ilustrações, além de mostra de produção científica e uma feira de biociência, que será realizada pela primeira vez no encontro, com intuito de atingir um público externo ao ensino superior.

Segundo o estudante do curso de Biologia e presidente da comissão organizadora do evento, Rinaldo Júnior, é fundamental aproximar alunos dos ensinos fundamental e médio para a realidade de universidade federal. “É importante que a gente incentive a cultura de aproximação entre universidade e escola, que muitas vezes se encontram distantes mesmo sendo tão próximos. Possibilitar a eles conhecer as diferentes áreas que o curso de Ciências Biológicas proporciona autonomia e participação no conhecimento que é produzido pela academia”.

A programação ainda conta com cinco oficinas e 22 minicursos de variados enfoques na área das ciências biológicas e algumas já estão com vagas esgotadas. Júnior afirma que os temas foram pensados de forma a abranger todas as áreas da Biologia. “Os temas e variedades de minicursos e oficinas são consoantes com a abrangência das grandes áreas do curso de Biologia. Nas atividades ofertadas priorizamos temas que envolvem, por exemplo, divulgação de novas metodologias científicas, atuação do profissional biólogo no mercado de trabalho e inclusão e práticas no ensino de Biologia nas escolas. A distribuição das atividades na programação facilita ao participante a escolha de minicursos com temas diversos”.

Já tradicional e com importância regional, a Sembio de 2018 vai reunir pesquisadores renomados que irão compartilhar suas experiências, com trabalhos de repercussão nacional e internacional.

Entre eles, está Ana Carolina Carnaval, que vai ministrar palestra no dia 25 e é doutora em Biologia Evolutiva pela Universidade de Chicago com pós-doutorado no Museu de Zoologia de Vertebrados na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Outro nome de destaque é o pesquisador Walter Alves Neves, que estará na palestra de abertura, no dia 25, doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Entre seus trabalhos de referência, está o estudo do esqueleto “Luzia”, o fóssil mais antigo das américas que foi perdido no incêndio do Museu Nacional, em setembro.

“Este ano tivemos a possibilidade de trazer palestrantes que são destaques internacionalmente em suas áreas. Para além de suas linhas de pesquisa esses profissionais trazem consigo o discurso da junção de conhecimentos de várias áreas, tendo, portanto, uma visão mais holística da Ciência”, avalia o presidente da comissão organizadora.

As inscrições seguem abertas até o dia 22 de outubro e devem ser realizadas on-line. O valor é de R$ 50 para graduandos, R$ 60 para pós-graduandos e profissionais com registro no CRBio-04 e R$ 70 para os demais profissionais. Custos adicionais variam de acordo com a participação em minicursos. As orientações e os valores das inscrições estão no site do evento.

As inscrições para o concurso de fotografias e ilustrações seguem disponíveis até o início do evento, gratuitas e abertas ao público. A competição irá premiar o vencedor com R$ 100 e certificado. Já a feira de biociências teve seu prazo de inscrições estendido até o dia 16 de outubro.

Outras informações podem ser encontradas no site da Sembio e na página do evento no Facebook.