Inscrições são gratuitas e abertas a pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos, inclusive de outros cursos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, de 17 a 19 de outubro, o 1º Fórum Científico e Tecnológico em Odontologia de Juiz de Fora. O evento, que acontece no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) reúne pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos para discutir seus trabalhos e a pesquisa científica em âmbito nacional, configurando um espaço de debate e troca de conhecimentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir deste site.

Dentre os objetivos do Fórum estão conhecer melhor o atual cenário da pesquisa em Odontologia no Brasil, desenvolver uma interlocução maior com agências de fomento, favorecer o intercâmbio com outros profissionais e instituições, além de gerar conhecimentos em ciência e tecnologia.

“O Fórum foi pensado no intuito de enriquecer e incentivar a formação dos profissionais em ciência e tecnologia, principalmente agora, num cenário político tão limitador e que se mostra incerto. Será discutida inclusive a possibilidade de parcerias público-privadas como uma alternativa para se fortalecer a produção de conhecimento científico”, destaca a professora e organizadora do evento, Karina Lopes.

O Fórum conta com diversas atividades, incluindo palestras com pesquisadores nacionais de destaque. Além disso, haverá discussão sobre metodologias de pesquisas e apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação e pós-graduação. A programação completa, com relação de palestras e horários, pode ser acessada aqui.

Karina explica ainda que “esta é a primeira edição de um evento da Odonto voltado para a área de ciência e tecnologia. Outros já aconteceram na região, mas todos com foco na área clínica”. Ela faz também um convite a outros programas de pós-graduação na Universidade, pois “embora seja um evento de Odontologia, ele é interessante para pessoas envolvidas em pesquisa de outras áreas, pois serão tratados aspectos atuais da pós-graduação no Brasil, de modo geral“.

A participação dá direito a certificado de participação.

Outras informações
2102-3881 – Programa de Pós-graduação em Odontologia