Avaliação será no Instituto de Artes e Design e horário específico para cada grupo de candidatos será divulgado no site da Copese (Foto: Visualhunt)

Acontece nos dias 9 e 10 de outubro (terça e quarta-feiras), à partir das 8h, a segunda etapa da prova de habilidade específica do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O exame é destinado aos candidatos aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música aprovados na primeira fase. A avaliação será no Instituto de Artes e Design (IAD) e o horário específico para cada grupo de candidatos será divulgado no site da Copese.

De acordo com o edital, a prova de Prática Musical é eliminatória e analisa a performance e a desenvoltura técnica e instrumental dos candidatos, além de sua expressividade e compreensão musicais. Ela vale 100 pontos e a pontuação mínima para aprovação é 70. O resultado avalia o desenvolvimento técnico – postura, afinação, precisão rítmica, fluidez na leitura, articulação e fraseado – (até 50 pontos); e o desenvolvimento interpretativo – andamento da execução, adequação estilística, musicalidade, maturidade interpretativa – (até 50 pontos).

Nessa fase, a prova seguirá o programa específico para cada modalidade do curso. A dinâmica dos testes varia de acordo com as opções de Bacharelado e Licenciatura. As habilitações para o candidato ao Bacharelado são em flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto e composição musical. Os candidatos à Licenciatura devem executar três peças previstas no edital, uma de livre escolha e duas do repertório erudito ou popular, de acordo com o instrumento musical ou canto.

Caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música, serão acrescentadas duas peças ao repertório da prova prática musical referente a cada habilitação. Assim, o candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

Outras informações
vestibular@ufjf.edu.br