Da esquerda para a direita: Leonardo Alexandrino, Bruna Araújo, Juliana Gonçalves e Hilton Manoel. (Foto: Divulgação)

Integrantes e colaborador do grupo de pesquisa sobre estudos socioeconômicos do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), o Econúcleo, apresentaram trabalhos no 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Enaber), que acontece desde a última quarta-feira, 3, até esta sexta, 5, em Caruaru-PE.

O trabalho apresentado pelo técnico administrativo e colaborador do Econúcleo, Leonardo Alexandrino, foi produzido em co-autoria com o professor Vinícius Firme, e analisou os efeitos da educação, associado ao capital humano, sobre o crescimento da renda per capita dos municípios da região Sudeste do Brasil, no período de 2000 a 2010.

A relação entre o gasto por aluno da educação básica e a qualidade do ensino público foi o tema do trabalho apresentado pela professora e pesquisadora do grupo de pesquisa Juliana Gonçalves, coautora da produção, juntamente com o docente e coordenador do Econúcleo, Hilton Manoel. O autor é o egresso Wendel Mendes, que analisou o desempenho escolar municipal na Prova Brasil, entre os anos de 2013 a 2015.

Os impactos que a infraestrutura, principalmente a de transportes, geram nas exportações de 138 países foi o tema de outro trabalho a figurar na programação do evento. De autoria do egresso Leonardo Simões, a apresentação ficou a cargo de Hilton, que ao lado da professora Carolina Corrêa é o coautor da produção.

Além dos pesquisadores do Econúcleo, a egressa do curso de Ciências Econômicas Bruna Letícia Ribeiro de Araújo também participou do evento. A ex-discente apresentou o trabalho “Geografia e Inovação: uma análise espacial para estados brasileiros.”

Na opinião do coordenador do Econúcleo, “a participação dos membros do grupo no Enaber é importante para fortalecer e estimular o surgimento de trabalhos coletivos e para fomentar pesquisas na área de economia regional, além de ser um espaço para se buscar parcerias para pesquisa”. Hilton destacou ainda que a presença no encontro contribui “para levar o nome da UFJF-GV para eventos científicos com reconhecimento nacional”.

Sobre o grupo de pesquisa
Vinculado ao Departamento de Economia da UFJF-GV, o Econúcleo iniciou suas atividades em 2014. No ano passado, tornou-se grupo de pesquisa, focando seus estudos na área de economia aplicada. Os projetos desenvolvidos por pesquisadores e colaboradores têm o objetivo de estimular as atividades de pesquisa e extensão, além de promover a integração entre professores e alunos. Atualmente, os trabalhos do Econúcleo são desenvolvidas no coworking da Economia.