Autor aponta e esclarece as relações e contradições envolvendo o mundo do luxo no contexto global (Foto: Divulgação)

O pesquisador Renato Ortiz ministra, nesta terça, 3, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a palestra “O Universo do Luxo”, homônima de um livro ainda inédito do estudioso. O autor aponta e esclarece as relações e contradições envolvendo o mundo do luxo, tanto no seu capital simbólico quanto no material, em contexto global. Tópicos como o mercado de bens de luxo; a distinção e a sobreposição das fronteiras entre arte e luxo; o mundo dos ricos e as questões ligadas à autenticidade e ao gosto na esfera do consumo são abordados. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

Ortiz apresenta a tensão fundamental do luxo, que, hoje, pode ser descrita pelos fatores de expansão e restrição. Expansão porque possui um caráter global, envolvendo o consumo de marcas de alcance transnacional, além de serviços e hábitos envolvendo turismo, restaurantes, galerias de arte, viagens de primeira classe, entre outros costumes. Por outro lado, esses bens estão acessíveis apenas à elite multimilionária do capitalismo internacional. Neste sentido, de acordo com o autor, a ideia da restrição do objeto dos artigos de luxo é um traço fundamental na constituição do ideário e da carga simbólica associada ao luxo.

“No caso do luxo, temos uma peculiaridade, ele é simultaneamente global e hiper-restrito. Dois movimentos o constituem, expansão e exiguidade. Seus objetos são globais, encontram-se em todo o planeta, mas seletivos, pois são inacessíveis à maioria das pessoas. O universo do luxo realiza-se em um lugar à parte, o que denominei de ‘o mundo dos ricos’. Sem esta dimensão material ele não existiria”, afirma Ortiz.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Arte, Cultura e Linguagens, do Instituto de Artes e Design (IAD); e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O palestrante
Renato Ortiz é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduado em Sociologia pela Universidade de Paris VIII, e tem mestrado e doutorado na mesma área pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, também da França. Foi professor da Universidade de Louvain (Bélgica) e atuou como pesquisador na Universidade de Columbia (Estados Unidos) e na Escola de Antropologia do México. É titular da cátedra Simón Bolívar, do Instituto de Altos Estudos em América Latina (França), além de ter lecionado em outras universidades e programas de pós-graduação no Brasil. É autor de diversos livros sobre cultura brasileira, identidade nacional, indústria cultural, modernidade e mundialização, dentre eles a obra “Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo” (Editora Boitempo).

(32) 3229-9070 (Mamm)

2102-3362 (PPG IAD)

2102-3113 (PPG Ciências Sociais)