A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a terceira melhor universidade do Estado de Minas Gerais (MG), de acordo com o Ranking Universitário Folha 2018 (RUF). Dos 33 cursos da instituição avaliados neste ano, 17 subiram de posição em relação ao ranking publicado em 2017. Na classificação geral, a UFJF ocupa a 23ª colocação.

O RUF é feito pela Folha desde 2012 e avalia as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, com base em cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Os dados são coletados por meio de bases de informações, como Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência, além de duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

Para o ranking de cursos da Folha é feita uma avaliação anual de 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país. A referência são dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha sobre os aspectos de ensino e de mercado.

Entre os cursos da UFJF melhor avaliados e que subiram no ranking em relação ao ano passado, estão as graduações em Pedagogia, ocupando a 12ª posição – 15ª em 2017, e em Matemática, que está em 17º lugar – 21º em 2017.

O curso de Filosofia merece destaque, com um salto de 33 colocações. Da 60ª posição no ano passado passou para a 27ª em 2018. A graduação em Engenharia Elétrica também foi um dos cursos que subiu, indo do 49º lugar para o 19º neste ano.

Reestruturação e qualificação
Para o coordenador do curso de Filosofia, Humberto Schubert Coelho, “embora imperfeitos, os mecanismos disponíveis de avaliação são os melhores parâmetros para saber do andamento de um curso”. Ele entende ainda que a melhora na classificação deve-se a mudanças de práticas tanto dentro do Departamento, quanto dentro da Universidade. “Hoje temos concursos públicos mais exigentes; quando há transferências, priorizamos professores com evidente produção acadêmica e competência técnica. Além disso, tivemos a abertura do mestrado, o que permite aos alunos uma formação completa e com corpo docente qualificado.”

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica com habilitação em Energia, Leonardo Willer de Oliveira, o salto no ranking é reflexo de um amadurecimento no trabalho desenvolvido. “Passamos, desde 2009, por uma reestruturação da Engenharia Elétrica na UFJF. Ela foi dividida em cinco cursos independentes, entre eles o de Energia. Houve, portanto, mudanças na matriz curricular e adequações de pré-requisitos, por exemplo. Tivemos a entrada de novos professores, todos com doutorado, que estão se estabelecendo e crescendo em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

Ranking Universitário Folha 2018 (RUF)