34° Semana de História acontece entre os próximos dias 15 e 19 (Foto: Arquivo)

A 34° Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontece entre os próximos dias 15 e 19, está com as inscrições abertas. O evento será realizado no Departamento de História, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e tem como temática “Gênero, raça, sexualidade e classe: potencialidades interseccionais sob a ótica do saber histórico”.

De acordo com uma das organizadoras da iniciativa, Estela Gonçalves, a Semana tem a intenção de trabalhar a atualidade. “É uma das mais tradicionais Semanas do Brasil, com temas atuais, políticos e sociais. Buscamos contemplar o ramo acadêmico, em que graduandos, pós-graduandos, e pessoas que produzem algo voltado para seu campo de estudo tenham a oportunidade de expor seus trabalhos e debaterem com pesquisadores do ramo.”

Os interessados em participar dos minicursos ou como ouvintes do evento devem se inscrever por meio de um formulário on-line, ou durante a Semana, até às 19h do dia 17. Para a obtenção do certificado de participação é necessário 75% de presença nas atividades ofertadas.

O evento contará com duas conferências, além de sessão de cinema (com a exibição do filme “Doméstica”); mesas de debate como “Lutas de classes e movimentos sociais: desafios contemporâneos da esquerda brasileira”; apresentação de trabalhos; roda de conversa sobre “Resistências femininas e LBTs nos espaços universitários e sindicais”; minicursos, como “Arqueologia brasileira: a cultura material como patrimônio”; e a oficina “Introdução a Língua Brasileira de Sinais”.

A taxa de inscrição oferece desconto para alunos de universidades públicas que possuam auxílio estudantil e para pessoas já inscritas e aprovadas para apresentação de trabalhos. Assim, o valor para ouvinte é de R$ 20 (sem desconto) e R$ 15 (com desconto); os minicursos R$20 (sem desconto) e R$ 15 (com desconto); além da opção de se inscrever para para os dois (R$ 30 sem desconto e R$ 20 com desconto).

Confira a programação completa. Os temas dos minicursos e dos trabalhos apresentados serão divulgados nesta sexta-feira, dia 5.

Outras informações estão disponíveis na página do Facebook ou pelo e-mail: semanahistoriaufjf@hotmail.com