“O primeiro princípio da gestão do tempo é ter consciência de que o tempo é um recurso limitado”. (Foto: Gabriella Ramos)

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) realizou, nesta terça, 2, a palestra “Gestão do Tempo”, primeira de uma série de ações que compõem o Mês de Atenção à Saúde do Servidor, campanha anual do Siass. A atividade reuniu servidores técnico-administrativos da UFJF-GV e foi ministrada pelo psicólogo Lucas Nápoli, do setor de Apoio Estudantil da Universidade.

“O primeiro princípio da gestão do tempo é ter consciência de que o tempo é um recurso limitado. Entender essa limitação nos faz ter consciência de quais são as tarefas e projetos nos quais vamos investir nosso tempo”, iniciou Lucas. Segundo ele, a maioria das pessoas costuma consciência de suas limitações com relação a recursos financeiros, se preocupando com a melhor forma de gastar dinheiro de maneira correta e evitando gastos supérfluos. “No tempo também é preciso ter essa consciência: não podemos gastar demais em coisas que não vão nos render recompensas, como uso de redes sociais, Instagram e aplicativos de conversa”.

Lucas comentou ainda que para gerir o tempo de maneira correta, é preciso, principalmente, entender de que forma cada um trabalha e funciona. “Duas pessoas diferentes podem tomar tempos diferentes para realizar a mesma tarefa. Cada um tem um ritmo, uma velocidade, e é preciso levar em consideração as limitações de cada um ao assumir obrigações”. Na sequência, foram apresentadas orientações e ferramentas úteis na gestão do tempo, tais como a Matriz de Eisenhower e aplicativos como o Evernote e o Google Keep. O material utilizado pelo psicólogo Lucas Nápoli na palestra “Gestão do Tempo” está disponível neste link.

Nos próximos dias, as atividades abordarão temas como a comunicação no ambiente de trabalho e também estresse, ansiedade e depressão. A enfermeira e gestora de Saúde, Segurança e Bem-estar do Siass, Érica Barbosa Silva, explica que os temas das oficinas foram escolhidos a partir de levantamento de demandas junto aos trabalhadores. “Desde 2015 fazemos atividades em todos os órgãos que integram o Siass, dentro da política de atenção à saúde do servidor. Assim, as oficinas foram pensadas para atender as necessidades dos servidores”. Para participar das próximas atividades, é preciso entrar em contato com o Siass a partir do e-mail ssbe.gv@ufjf.edu.br.

Confira as próximas ações do Mês de Atenção à Saúde do Servidor
Receita Federal – Tema “Estresse, Ansiedade e Depressão: Vencendo os Males do Século”, no dia 4, às 9h
IFMG – Tema “Controle de Ansiedade”, no dia 8, às 13h30
INSS – Tema “Controle de Ansiedade”, no dia 9, às 14h
IBGE – Tema “Estresse, Ansiedade e Depressão: Vencendo os Males do Século”, no dia 16, às 9h
Ministério do Trabalho – Tema “Estresse, Ansiedade e Depressão: Vencendo os Males do Século”, no dia 22, às 9h
FUNAI – Tema “Comunicação No Ambiente de trabalho”, no dia 23, às 9h.