Ana Lívia Coimbra, pró-reitora de extensão, durante abertura do 1º Fórum Popular de Extensão e Cultura (Foto: Dante Rodrigues)

A Pró-reitoria de Extensão e Comitê Gestor do Fórum de Extensão da UFJF-GV promoveram nesta segunda-feira, 1º de outubro, o I Fórum Popular de Extensão e Cultura do campus Governador Valadares.  O evento teve como tema a  “Extensão Universitária e Cultura Popular: caminhos para a construção de uma identidade regional para o Campus GV” e buscou ampliar a interação dialógica e a participação da sociedade na avaliação das ações extensionistas e culturais da UFJF em Governador Valadares.  Para tanto, contou com a participação de organizações do poder público, sociedade civil e movimentos sociais que tiveram a oportunidade de apontar demandas locais e regionais, bem como construir coletivamente diretrizes que sustentarão a extensão na região.

Segundo a professora Ana Lívia Coimbra, pró-reitora de extensão da UFJF,  o permanente diálogo permitirá que a UFJF construa uma política de extensão que valorize a identidade de Governador Valadares, as demandas dos movimentos sociais e a necessidade de formação dos estudantes. “É muito importante promover estes diálogos entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa para que a gente construa projetos e programas que atendam a demanda de movimentos sociais, que são sujeitos coletivos que reivindicam os direitos, que têm uma pauta sendo construída ao longo do tempo”.

Visão compartilhada por José Matilde da Silva, representante do setor de Comunicação e Informação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Valadares. “Esse evento é importante para nós do sindicato, pois podemos juntar e fazer parcerias, trabalhar coletivamente e somar conhecimentos com o objetivo de avançar na questão social tanto junto aos trabalhadores e agricultores camponeses, como também junto aos grupos de trabalhadores da região urbana”.

Para Sebastião Martins Barbosa, representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), os movimentos sociais eram historicamente esquecidos pela academia e eventos como o promovido pela UFJF-GV permitem que a educação seja discutida “a partir do campo para a universidade”.

Estudante do 3º período de Nutrição da UFJF-GV e integrante do Coletivo Quilombo, Letícia ressaltou que cabe a universidade refletir e discutir sobre os problemas existentes na sociedade. “É importante que a UFJF-GV crie espaços como esse, para construir medidas que discutam, por exemplo, o espaço ocupado por jovens negros periféricos na academia”.

Também participaram do evento os seguintes movimentos sociais: Rede de Coletivos, Fórum de Economia Popular Solidária, Levante Popular da Juventude, Comissão Pastoral da Terra, Cáritas Diocesana de Governador Valadares, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Governador Valadares e Mais Mulheres no Poder.

Reunião entre entre coordenadores, bolsistas, voluntários, parceiros e beneficiários dos projetos de extensão (Foto: Dante Rodrigues)

Além da identificação de demandas locais e regionais para construção coletiva de diretrizes para futuros projetos de extensão e cultura, o evento contou com um encontro entre coordenadores, bolsistas, voluntários, parceiros e beneficiários dos projetos de extensão em Governador Valadares, para uma reflexão sobre o atual momento da extensão no campus avançado, sobre os resultados obtidos e as melhorias que podem ser realizadas.

Segundo Ana Lívia,  esta discussão é importante pois a extensão universitária também ajuda a construir a identidade da UFJF em Governador Valadares. “Nas atuais circunstâncias do campus Governador Valadares em que a Administração Superior tem se esforçado ao máximo para que consigamos um espaço próprio para toda a comunidade acadêmica, a extensão universitária constrói a identidade da UFJF aqui nesse território. A população recebe nossas equipes extensionistas nas comunidades, nos bairros e isso faz com que a nossa instituição seja reconhecida tanto por formar profissionais, como também por oferecer projetos que possam mudar as condições de vida das pessoas. Então é muito importante ampliar o número de projetos e programas, pois a extensão constrói a identidade do campus de Governador Valadares na região”.

Atualmente, a extensão universitária da UFJF-GV conta com 133 bolsistas envolvidos em 70 projetos e programas de extensão aprovados no edital de demanda espontânea. No edital anterior, eram 108 bolsas distribuídas para 49 projetos e programas.

A UFJF-GV possui três modalidades de edital, assim como o campus sede: edital de demanda espontânea, edital de demanda estimulada (Boa Vizinhança – Rio Doce) e edital de extensão em interface com a pesquisa.

Lançamento do livro “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce” (Foto: Dante Rodrigues)

Rasgos na Alma

A programação do I Fórum Popular de Extensão e Cultura do campus Governador Valadares contou também com o lançamento e discussão sobre o livro “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce”, de Edileila Portes, que denúncia poeticamente o “desmoronamento” do Rio Doce, vítima do rompimento da barragem da Samarco em 2015, na cidade de Mariana. “Este rasgo deixou uma cicatriz, e como toda cicatriz volta e meia ela sangra”, afirmou a autora que é moradora de Governador Valadares, graduada em belas artes pela UFMG, mestre em Gestão Integrada do Território e professora universitária aposentada.

Clique aqui e confira todas as imagens do evento.