A I Jornada de Cinema e Ciências Sociais traz para discussão temas contemporâneos de relevância social. O evento, que acontece entre os próximos dias 8, 9 e 10, se divide nas temáticas Gênero, Raça e Sexualidade; Relações Raciais, Cultura Negra e Memória; e Representação Indígena Feminina. O evento é organizado pelo Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (Lavidoc) do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) e pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A programação inclui palestras, apresentação de filmes e debates que acontecem em dois momentos, sempre às 14h e às 19h. O professor e coordenador do Lavidoc da UFJF, Carlos Reyna, destaca a necessidade de se abrir espaço para essas discussões. “O que se pretende é constituir um aparato de investigação que dê conta das inúmeras dimensões que a investigação do cinema e dos filmes traz para o pensamento social e para a produção de conhecimento, voltados para a compreensão das dimensões simbólicas do social e seus possíveis desdobramentos”.

O evento irá ocorrer no auditório 2 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. A Jornada é gratuita e aberta ao público. As inscrições já estão abertas.

Outras informações: Página do evento