Wilian Amaral durante a defesa da dissertação “Impacto de uma Linha de Trem de Levitação Magnética na Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Juiz de Fora” (foto: arquivo pessoal)

Com o objetivo de analisar a tecnologia internacional de trens de levitação magnética (Magalev) em cidades brasileiras de médio porte, o acadêmico Wilian Daniel Henriques Amaral desenvolveu sua pesquisa de mestrado. A investigação teve como foco a implementação de uma linha ferroviária hipotética para ligar o município de Juiz de Fora ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá. A dissertação foi realizada e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A demanda por modais urbanos rápidos e confiáveis é uma característica das cidades em crescimento. Segundo Wilian, o tema é pouco explorado nas pesquisas nacionais. No entanto, pode ser uma referência para intervir no problema dos grandes congestionamentos das regiões metropolitanas do país. Ele explica a relevância dessa alternativa para o contexto de Juiz de Fora: “a questão de mobilidade e crescimento urbano sustentável chega com a promessa de trazer uma opção de transporte de alta velocidade para o sistema conturbado de algumas localidades, como se configura o da cidade. Este ponto de vista é reforçado pelo projeto de criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora, em trânsito na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que pode viabilizar investimentos e a consolidação como pólo regional.”

O projeto hipotético tem como foco a reutilização do ramal ferroviário da Estrada de Ferro Leopoldina, desativada há mais de 50 anos. Dessa forma, a pesquisa investigou as condições para a instalação de um trem com levitação magnética no espaço. A dissertação teve como propósito apresentar dados sobre a aproximação das cidades da região a partir do modal. “Ao fim do estudo, percebe-se que as premissas lançadas contribuem para a integração dos municípios da microrregião de Juiz de Fora com a metrópole, criando condições para a ligação da malha de transporte existente e conectando áreas adjacentes como Cataguases e Ubá, por exemplo”, enfatiza o pesquisador.

A pesquisa se respaldou na revisão sistemática da literatura, associada à avaliação dos casos internacionais onde o sistema Magalev está em operação. De acordo com Wilian, os resultados oferecem uma base teórica inédita para a aplicação da tecnologia na perspectiva de cidades médias. Além disso, auxilia, em certo sentido, no planejamento das redes de transporte e na melhora dos indicadores de mobilidade urbana.

O professor orientador da dissertação, José Alberto Barroso Castanõn, diz que o estudo desenvolve uma abordagem interessante sobre uma tecnologia benéfica para ligação de meios de transportes em uma região metropolitana. O docente reforça, ainda, a importância das conclusões preliminares para a ampliação da linha de pesquisa do programa de pós-graduação: “somando-se a três dissertações anteriores e dois TCC’s, o próximo passo da pesquisa, se direcionando para a extensão, é um estudo para a implantação do ramal atendendo a área urbana com um trem ou metrô, no contexto de grande parte da Zona da Mata mineira.”

Contatos:
Wilian Daniel Henriques do Amaral (mestrando)
wilian.amaral@engenharia.ufjf.br

José Alberto Barroso Castanõn (orientador – UFJF)
jose.castanon@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. José Alberto Barroso Castanõn (orientador – UFJF)
Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Gomes Barbosa (UFJF)
Prof. Dr. Walcyr Duarte Nascimento (IF Sudeste MG)

Outras informações: (32) 2102 – 6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído