Na UFJF desde 1995, IFSMA desenvolve projetos como “Hospital do Ursinho”, “Calouro Solidário” e “Lembra de Mim?” (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFSMA) é uma organização não-governamental que atua juntamente a organizações de estudantes de Medicina em mais de 120 países, inclusive no Brasil. Dentro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Comitê Local (CL) da Federação existe desde 1995, com ações focadas em intercâmbios e no desenvolvimento de projetos na área de educação médica e saúde da população. É uma boa oportunidade para que alunos do curso possam se envolver em atividades extracurriculares, participar de um intercâmbio e dar retorno à comunidade com campanhas de impacto social.

A IFSMA foi fundada em 1951 e, no Brasil, atua representando estudantes de Medicina brasileiros junto a diferentes entidades, contribuindo com uma formação médica que vai além do âmbito acadêmico e lutando pela promoção da saúde. Ela também cuida de intercâmbios estudantis clínico-cirúrgicos e de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais e, na UFJF, desenvolve diversos projetos de extensão, como o “Lembra de mim?”, o “Hospital do Ursinho” e o “Calouro Solidário”.

O acadêmico do oitavo período de Medicina e membro do Comitê Local, Ítalo Pereira, explica que os encontros do grupo “abordam temas que não são dados em sala de aula, mas são essenciais para uma formação acadêmica mais humana e empática, além de possibilitar uma atuação ativa em nossa cidade, através de campanhas e projetos desde o início da formação”. Ele observa ainda que é uma ótima oportunidade para a qualificação do currículo e a participação em congressos e simpósios.

O Comitê é composto por estudantes da Faculdade de Medicina, que fazem reuniões periódicas para discussões de diferentes temas. A partir disso, são pensadas propostas de intervenção na comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida da população através de prestação de serviços e disseminação de informações.

Aluna do quinto período, Marina Guerra diz que ficou sabendo sobre a Federação na apresentação do Comitê, quando era caloura. “O que mais me motivou foi o intercâmbio, algo que sempre tive vontade de fazer. Mas depois fui conhecendo outros projetos e me simpatizei por eles e pelas reuniões.” Os encontros do Comitê são abertos para os alunos de Medicina e acontecem quinzenalmente, com local e data definidos por votação. Para se tornar um membro, basta ir às reuniões e participar de algum dos projetos do grupo.

Hospital dos Ursinhos
Muitos pais encontram dificuldade de levar seus filhos ao médico, devido ao medo, comum entre crianças, da visita ao consultório. Visando explicar como realmente funciona o atendimento e os procedimentos de saúde, foi implementado o projeto de extensão “Hospital de Ursinhos: Perdendo o medo do médico”. Através dele, estudantes do curso de Medicina de todo mundo levam ursos de pelúcia a escolas, onde as crianças, de 3 a 8 anos, acompanham os bonecos como se fossem seus filhos. Os membros do projeto “atendem” os ursinhos de pelúcia, transformando suas enfermidades e o processo clínico em um ambiente tranquilo e de aprendizado, uma vez que todos os instrumentos são de brinquedo e todos os procedimentos são feitos nos ursinhos. Na UFJF, a iniciativa se desenvolveu com a atuação do Comitê da Federação.

Vívian Reis Ferrarez é aluna do sétimo período do curso de Medicina e conta que participa do projeto desde seu segundo período. “É um momento muito lúdico e de aprendizado. O principal objetivo é fazer as crianças perderem o medo desse ambiente hospitalar através da brincadeira.” Ela explica que são montadas estações como Farmácia, Procedimentos, Raio X, Vacina, dentre outras, onde as crianças levam o ursinho para consultar. “Eu gosto muito dessa interação com as crianças e de realizar um trabalho com a comunidade. É muito bom ter esse tipo de atividade que vai além da sala de aula.”

https://www.facebook.com/facmedufjf/videos/1879663938912607/

 

Para a realização do projeto, a equipe mantém uma campanha de arrecadação de ursinhos de pelúcia. Interessados em doar devem entrar em contato com a equipe por meio do e-mail hospitaldeursinhosufjf@gmail.com. A iniciativa costuma atender uma escola por mês, e o único critério de seleção é que as crianças tenham entre 3 e 8 anos. Instituições interessadas em participar devem fazer a solicitação através do mesmo endereço eletrônico.

Lembra de mim?
O projeto “Lembra de mim?” tem como proposta despertar nos participantes a sensação da perda de memória e, com isso, a empatia a pessoas com Alzheimer, doença degenerativa do córtex que resulta em perda da cognição e dificuldade nas atividades da vida diária. Alunos da Faculdade de Medicina que participam do projeto recebem capacitação e, após isso, realizam uma abordagem a transeuntes de um espaço público com a pergunta: “você lembra de mim?”. O questionamento impulsiona uma série de sentimentos conflituosos, que levam a refletir sobre como uma pessoa com Alzheimer se sente, contribuindo para modificar a forma como a doença é vista pela sociedade. Em seguida, são passadas informações e orientações.

Calouro Solidário
O projeto Calouro Solidário atua na recepção dos novos alunos do curso de Medicina, com uma série de atividades que, ao mesmo tempo, promovem a integração da turma e despertam no estudante, desde o primeiro período, o sentimento de solidariedade baseado no entendimento do próximo.

Com o Calouro Solidário, os alunos ingressantes recebem uma capacitação e, ao longo do semestre, recolhem arrecadações em supermercados e outros estabelecimentos que depois são encaminhadas a instituições beneficentes. Além disso, os participantes vão ao Hemominas para doarem sangue e participam de um show de calouros, em momento de descontração.

Intercâmbios
O Brasil envia e recebe cerca de 700 estudantes de medicina todos os anos, o que o torna o terceiro país com maior número de programas de toda a Federação. Recentemente, a IFSMA Brazil também iniciou programas de intercâmbios nacionais, com atividades práticas desenvolvidas aqui mesmo no país, trocando estudantes entre mais de 40 escolas médicas.

Aluna da Faculdade de Medicina e presidente do Comitê Local da Federação, Maria Coimbra esclarece que há as opções do intercâmbio nacional e do internacional, com ênfase em pesquisa ou no âmbito clínico/cirúrgico, tudo na área médica. “Eles têm uma duração média de quatro semanas, o que é bom para nós, estudantes de medicina, para não perdermos a turma, já que no curso existe muito forte essa questão do pertencimento.” O preço também é acessível e dá direito ao estágio, hospedagem e uma alimentação por dia. Os demais custos ficam por conta do aluno.

Para o intercâmbio, qualquer aluno da Medicina pode se inscrever, mas quem é membro do Comitê tem algumas vantagens. Vale ressaltar que o intercâmbio é bilateral, o que significa que a pessoa que participa também deve receber um estudante de outro país em sua casa para fazer estágio na UFJF. “Isso é bem legal, pois, além da experiência fora, dá à pessoa a oportunidade de conhecer outra cultura mais de perto”, conta Maria.

Outras informações
2102-3841 (Faculdade de Medicina)

IFMSA Brazil – Comitê Local da UFJF