O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação é 5.

A nota emitida pelos avaliadores do Inep envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. As notas para o curso de Engenharia Mecânica foram 3,33; 3,91; e 3,80, respectivamente.

Segundo o diretor da Faculdade de Engenharia, professor Hélio Antônio da Silva, o resultado reflete o trabalho, a dedicação e a perspicácia dos professores, técnico-administrativos e alunos do curso de Mecânica. “A infraestrutura compartilhada, como os exemplos do Laboratório de Resistência dos Materiais e seus laboratórios específicos; além dos projetos extracurriculares, tais como o Aerodesign, Rampage Baja, Escuderia, Foguetemodelismo, contribuem para a formação prática dos estudantes.”

O coordenador do curso, Raphael Marcomini, enumera os fatores que considera primordiais para a obtenção do bom resultado: “A qualificação do corpo docente, pois 97% dos professores do curso são doutores com dedicação exclusiva. Os projetos acadêmicos, como competições Baja SAE Brasil (mini baja, aerodesign, fórmula SAE); a Empresa Junior; o Grupo de Educação Tutorial; e os grupos de foguetemodelismo, de eficiência energética, entre outros. Apesar de todas as dificuldades, a infraestrutura é adequada e permite que o aluno aplique os conhecimentos obtidos em sala de aula, trabalhe em equipes multidisciplinares, vivencie a gestão e execução de projetos complexos”, pondera.

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, afirma que a boa conceituação aponta para uma evolução qualitativa da graduação. “O curso recebeu conceito 4, que o qualifica como ‘muito bom’. Esta visita teve, como objetivo principal, verificar se algumas fragilidades identificadas na avaliação de reconhecimento, ocorrida em 2012, haviam sido corrigidas. O resultado foi muito positivo, denotando que foram tomadas medidas a partir da avaliação, como se deve”.

As instalações da Faculdade de Engenharia foram visitadas entre os dias 19 e 22 de setembro. A avaliação do curso o atesta como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

Engenharia Mecânica

O curso de graduação em Engenharia Mecânica oferece uma matriz curricular moderna e flexível, alinhada às diretrizes do MEC. Contudo, as competências que o mercado de trabalho espera exigem mais do que a teoria oferecida nas disciplinas do curso. A formação do futuro engenheiro mecânico, na UFJF, é complementada por atividades que vão além da formação clássica de sala de aula.

Outras informações: Graduação em Engenharia Mecânica