Difundir a cultura italiana é um dos objetivos da 1° Semana da Língua Italiana no Mundo, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito, aberto à comunidade e confere certificado de participação.

De acordo com o professor de Italiano e um dos organizadores da semana, Pedro Bustamante, a iniciativa tem a intenção de integrar os alunos e propagar o ensino da língua. “O objetivo é reunir os estudantes, divulgar os cursos oferecidos e movimentar o estudo da cultura italiana dentro da Universidade.”

Os interessados em participar como ouvintes devem se inscrever até dia 17 de outubro. Já quem deseja apresentar trabalho, cujos temas são livres, o prazo final é dia 5. O resumo da proposta deve conter entre mil e 1.500 palavras e ser enviado junto com a solicitação de inscrição, disponível via formulário on-line.

Para a bolsista de Italiano, Mercede Guardato, a Semana será uma forma de evidenciar o idioma. “Acredito que o evento dará maior destaque ao Italiano Curricular, podendo atrair o interesse dos alunos para que frequentem o curso. Precisamos mostrar que o Italiano existe e que está vivo.”

O evento contará com minicursos variados como poesia e imagem na obra de Dante Alighieri; conferências com convidados de outras universidades; debate sobre o filme “Una giornata particolare”, além de uma apresentação do Coro Acadêmico da UFJF no encerramento, no dia 18, às 20h.

Confira a programação completa da Semana.

Outras informações estão disponíveis na página do Facebook ou pelo e-mail: semanadalinguaitalianaufjf@gmail.com