Marcos Freitas: “Não tenho a menor dúvida de que a moradia estudantil é um grande pilar nessa possibilidade de garantir a permanência do estudante na Universidade” (Foto: Alice Coêlho)

O sorteio das chaves dos quartos da Moradia Estudantil e a assinatura do Termo de Ocupação foram realizados no final da tarde de terça-feira, dia 25, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estiveram presentes 11 dos 22 selecionados por meio de edital lançado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Os estudantes têm um prazo de sete dias para efetuar a mudança para a moradia, contados a partir desta terça.

Durante a solenidade o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, classificou a Moradia como uma conquista histórica do movimento estudantil e ressaltou a importância da habitação para a permanência dos estudantes na Universidade. “Este é o apoio estudantil mais perene disponibilizado pela UFJF. Ele garante algo que é muito importante dentro da instituição que é o espaço efetivo de assistência estudantil e permite aos estudantes ter um teto e ter alimentação, pois todos os moradores passam a ter refeições gratuita no Restaurante Universitário (RU). Não tenho a menor dúvida de que a moradia estudantil é um grande pilar nessa possibilidade de garantir a permanência do estudante na Universidade.”

Marcos Freitas também destacou a importância das relações interpessoais estabelecidas dentro da moradia e como podem resultar em laços permanentes e significativos para a vida dos estudantes. “Temos uma expectativa muito grande, até porque isso ocorre em algumas moradias do país. Esperamos que grandes amizades sejam formadas na moradia estudantil.”

Alívio nas finanças das famílias

Uma das estudantes selecionadas foi Gabrielle Balbino Sodré, do primeiro período de Enfermagem. Ela é natural de Rio Espera (MG) e se inteirou do processo com a ajuda de outros estudantes da sua cidade. “Eu não sabia de quase nada, alguns conhecidos da minha cidade que também estudam aqui me guiaram no processo. Minha mudança para a moradia vai aliviar no financeiro para minha mãe e vai ser muito bom por eu não conhecer quase ninguém na cidade. Morando lá espero conhecer novas pessoas e fazer amizades.”

Gabrielle Balbino Sodré: “Minha mudança para a moradia vai aliviar no financeiro para minha mãe e vai ser muito bom por eu não conhecer quase ninguém na cidade. Morando lá espero conhecer novas pessoas e fazer amizades” (Foto: Alice Coêlho)

Jackeline de Oliveira também foi uma das beneficiadas. A estudante saiu de sua cidade natal, Rio de Janeiro, para cursar Nutrição. Hoje no terceiro período, acredita que o acesso à moradia estudantil possibilitou a sua permanência no curso.“Os gastos com aluguel, luz e outras despesas são muito grandes. Para nos mantermos na faculdade é sempre muito difícil. A moradia surge como uma oportunidade de manter meu curso e ter menos preocupações, podendo me dedicar mais e não ficar pensando se terei ou não o dinheiro do próximo mês. Agora eu tenho a segurança de que estarei aqui no próximo período e que vou me formar.”

Para Raphaela Gouveia, do terceiro período de Letras, a mudança para à moradia simboliza o fim de uma rotina desgastante desenhada nos 115 quilômetros percorridos diariamente no caminho de ida e volta entre Juiz de Fora e sua cidade natal. “Eu sou de Senador Cortes (MG) e a vinda para cá vai facilitar muito em relação ao meu estudo, vai abrir mais oportunidades por questão de horário. Meu curso é noturno e eu chegava aqui sempre em cima da hora. Era chegar, estudar e voltar para casa. Agora vai facilitar mais.”

Quem corrobora com o relato é a mãe da estudante, Cristina Freitas Gouveia, que acredita na abertura de novas possibilidades para a filha. “Ela gosta muito de participar de outras oportunidades que a Universidade oferece. Ela morando em Juiz de Fora, acredito que um leque será aberto. Nosso município oferece transporte, mas em alguns casos como um ocorrido recentemente em que tiveram minicursos aqui, ela teve que pagar o transporte para vir de lá para cá e isso fica muito caro. Agora, ela vai poder estar na Universidade sempre que precisar.”

Outras informações: (32)2102-3777 (Proae-UFJF)