Tamara Freitas defendeu a dissertação “Desenvolvimento de metodologias para projeto de estruturas com camada sanduíche amortecedoras” no Instituto de Ciências Exatas da UFJF (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Um programa computacional desenvolvido em uma pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pode ajudar no estudo de materiais com capacidade amortecedora e, consequentemente, na redução de impactos danosos em estruturas. A pesquisa foi realizada e apresentada pela acadêmica Tamara de Carvalho Freitas, no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.

O estudo foi pautado em materiais viscoelásticos (MVE’s), que têm a capacidade de dissipar energia e são, portanto, muito eficazes como amortecedores. Tamara explica que as estruturas sempre estão sob a ação de diferentes fatores, como o vento, que podem trazer efeitos negativos. Ainda em fase experimental, o programa criado pela acadêmica analisa as características mecânicas dos materiais viscoelásticos, com propriedades amortecedoras  examinadas desde os anos de 1950. “Os resultados experimentais são comparados a valores simulados computacionalmente, de forma a avaliar qual a influência exercida pelo processo experimental no desempenho mecânico obtido computacionalmente”, esclarece a pesquisadora.

Para o professor orientador, Flávio de Souza Barbosa, a pesquisa é relevante para a sociedade, pois são muitas as utilidades existentes a partir da verificação da capacidade de reduzir as vibrações nas estruturas desses materiais: “as aplicações são as mais variadas possíveis. Em aviões para amortecer as vibrações na fuselagem, como amortecedores estruturais em prédios e automóveis.”

Os MVE’s também possuem baixo custo, são leves e de fácil aplicação, o que contribui, ainda mais, para a sua utilização. Nesse contexto, Tamara complementa: “buscamos desenvolver uma série de recomendações para apoio durante o projeto de estruturas do tipo vigas sanduíche de maneira eficaz, econômica e racional.” O trabalho é uma complementação de estudos já desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional.

Contatos:
Tamara de Carvalho Freitas
tamara.freitas@engenharia.ufjf.br

Flávio de Souza Barbosa (orientador UFJF)
flavio.barbosa@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Flávio de Souza Barbosa (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Waldir Neme Felippe Filho (UBM – Co-orientador)
Profª. Drª. Patrícia Habib Hallak  (UFJF)
Prof. Dr. Franciso de Assis das Neves (UFOP)

Outras informações: (32) 2102 – 3481 – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional