Imagem editada do casarão antigo onde hoje funciona uma casa de shows (Imagem: Produtora de Multimeios)

Histórias populares, mitos ou mais precisamente lendas urbanas. O Programa Mosaico desta terça-feira, 25, fala sobre experiências supostamente sobrenaturais vividas por moradores de Juiz de Fora. O programa, da Produtora de Multimeios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai ao ar na TVE, canal 12, às 20h, e promete ser um passeio pela cultura transmitida oralmente na “Princesa de Minas”.

Contando com profissionais da psicologia e da escrita, a edição especial vai tratar das lendas urbanas, contando suas origens e buscando possíveis explicações para suas existências. Passando por locais tradicionais de Juiz de Fora, como o Forum da Cultura e o Museu Mariano Procópio, o programa conta histórias que são passadas por gerações e resistem no imaginário popular, mesmo com as contestações que podem gerar.

Após longo trabalho de produção, gravação e edição, o Mosaico busca cativar, sobretudo, por histórias interessantes e intrigantes contadas nas ruas juizforanas. É o que garante o produtor da edição e estudante de jornalismo da Faculdade de Comunicação (Facom), Felipe Fernandes. “Vamos falar sobre o mundo sobrenatural, com relatos de passagens que aconteceram em monumentos tradicionais de Juiz de Fora. O telespectador pode esperar muitas histórias e relatos de experiências sobrenaturais que mexem com a mente das pessoas”.

Entrevistando profissionais que buscam dar explicações racionais e também pessoas que garantem ter vivenciado situações anormais, a intenção é oferecer pluralidades de pontos de vista acerca dos contos populares. “Muitas pessoas relataram ter vivido histórias sem explicações, extraordinárias. Então quisemos trazer especialistas que falam como essas lendas surgiram e o motivo de pessoas acreditarem tanto nessas histórias, mas sem tirar a razão de quem afirma ter passado por essas experiências”, pontua Fernandes.

Coordenador do programa e professor da Facom, Márcio Guerra destaca a qualidade do especial e o trabalho bem feito por toda a equipe. “Foi uma pauta que a gente tinha uma expectativa que rendesse, mas não que ficasse um programa tão bom. Eu incluo esse projeto como um dos melhores programas de toda a história do Mosaico, sem ficar devendo para nenhuma grande emissora brasileira. Estou muito orgulhoso do trabalho de toda equipe, desde a produção caprichosa, passando por uma apresentação impecável e também pela edição cuidadosa. Foi um trabalho brilhante”.

Programa Mosaico
O Mosaico é completamente produzido por estudantes da Faculdade de Comunicação que integram a Produtora de Multimeios da UFJF. Com sua primeira exibição em 2007, tem exibições semanais, às 20h das terças-feiras na TVE, canal 12, com reprise aos sábados, às 18h30. Logo após ser exibidas na televisão, as edições ficam disponíveis no canal da Produtora no Youtube.

Outras informações
(32) 2102-3681 (Produtora de Multimeios)

Programa Mosaico no Facebook