Da esquerda para a direita: Abraão Schott, Kennedy Oliveira e Marcio de Sá Filho. (Foto: Divulgação)

O discente do curso de Medicina do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) Márcio Erlei Vieira de Sá Filho foi destaque na 15ª Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada (Janp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aconteceu entre os dias 20 e 22 deste mês de setembro, em Belo Horizonte. O estudante conquistou o primeiro lugar na categoria pôsteres com o trabalho Trígono Arteriovenoso do Coração de Brocq e Mouchet – Revisão da Literatura e Achados Laboratoriais, desenvolvido em parceria com Abraão dos Reis Schott e orientado pelo professor Kennedy Martinez de Oliveira.

A aluna Daniele Soares e o professor Kennedy Oliveira. (Foto: Divulgação)

Segundo Márcio Sá Filho, ver seu trabalho reconhecido “foi uma experiência indescritível e única”. O estudante, que tem 20 anos e está no sexto período de Medicina, conta que com a premiação se “sentiu representando o setor da anatomia da universidade”.

Além do trabalho premiado, outras seis produções foram apresentadas por discentes de Medicina e de Odontologia da UFJF-GV, orientados por Kennedy e pelo professor Walteir Alves Magalhães.

Na opinião de Keneddy, a participação em eventos como a Janp “estimulam os alunos à carreira acadêmica”, além de permitir a “socialização das atividades” e a “troca de informações e aprendizagens”. O docente fez questão de destacar que o evento da UFMG é a maior referência de atividades relacionadas à anatomia no estado e que vários estudantes do campus já foram premiados em edições anteriores da jornada.

Confira abaixo os outros trabalhos apresentados na 15ª edição da Janp:

Prevalência e Caracterização do Forame de Vesalius e suas Implicações Neurocirúrgicas na Fossa Craniana Média
Daniele Cristina Barbosa Soares

O Forame de Civinini e as suas Implicações Neurocirúrgicas e Neurológicas
Gislaine Cristina Moraes de Oliveira

Ramo Adicional entre o Nervo Musculocutâneo e o Nervo Mediano e as Implicações nas Mobilizações Cirúrgicas do Braço
Enzo Silva Araújo Corrêa

A arcada de Struthers e a Fáscia de Osborne – Revisão e Achados Cadavéricos do Acervo da UFJF/GV
Abraão dos Reis Schott

Forame Oval Patente e Acidente Vascular Cerebral Isquêmicos Cripitogênicos – Revisão e Achados Cadavéricos do Acervo da UFJF/GV
Marcio Erlei Vieira de Sa Filho

Relato de Caso: Ocorrência de Classe II de Michels – Origem da Artéria Hepática Esquerda da Artéria Gástrica Esquerda