Vacinação: mitos e verdades sobre as vacinas”. Esse é o tema da palestra promovida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Avançados em Enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento ocorre nesta quinta-feira, 27, na Faculdade de Enfermagem.

A palestra será ministrada pela enfermeira, mestranda do programa, Louise Cândido, que destaca a temática. “Os principais pontos a serem abordados serão os tabus que envolvem a vacinação e a onda de notícias falsas que geram mitos e crenças que interferem na adesão à vacinação. Cada vez mais, as pessoas estão tomando como verdade notícias e informações não oficiais, o que leva ao surgimento de movimentos anti-vacinação, queda nas coberturas vacinais e reemergência de doenças infecciosas em nosso país.”

O coordenador do grupo, professor Fábio da Costa Carbogim, ressalta a importância de se discutir a temática. “A vacina é um importante agente de prevenção de doenças infecciosas, para o indivíduo e para a comunidade. É sempre relevante debater e, principalmente, esclarecer dúvidas. Será um momento para falarmos das indicações e contra-indicações.”

O evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo link.

A palestrante

Louise Cândido é graduada em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora e tem especialização em Gestão da Saúde, Acreditação e Auditoria pela UFJF. Atua na área de políticas e gestão da saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Tem ainda experiência em Atenção Primária à Saúde, com ênfase em saúde coletiva, imunização e epidemiologia.

Outras informações: Página do evento