Avaliar as competências e a inserção profissional dos egressos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi um dos objetivos da dissertação de mestrado da acadêmica Amanda Conrado Silva Barbosa. A pesquisa foi realizada e apresentada no Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

O estudo foi pautado numa amostra de 216 entre 470 alunos graduados entre os anos de 2005 e 2017. Na coleta de dados, a pesquisadora  trabalhou a partir de 3 áreas: características sócio demográficas, inserção no mundo do trabalho e avaliação do processo de formação profissional pelos egressos de acordo com as competências específicas expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Enfermagem. Os questionários foram enviados por e-mail no período de agosto de 2017 a abril de 2018. As informações foram analisadas por meio do Programa SPSS, software que auxilia no estudo de estatísticas.

A partir dos resultados, a acadêmica concluiu que mais da metade dos ex-alunos residia em Juiz de Fora após a graduação. Eles conseguiram emprego no período de seis meses a um ano, sendo que grande parte é concursada na rede pública de saúde. A pesquisa também constatou que a maior parcela dos egressos teve qualificação profissional através de especializações, embora as competências adquiridas no curso na UFJF tenham sido consideradas satisfatórias para o exercício da profissão. Nesse sentido de formação acadêmica na Universidade, Amanda ressalta a importante influência dos núcleos e das áreas de competência que “os instrumentalizaram para o exercício da cidadania, da ética, do cuidado integral e para atividade de educação e saúde.”

Para o professor orientador, Fábio da Costa Carbogim, o estudo é relevante, pois ajuda a avaliar o mercado de trabalho para os recém-formados. O docente entende, então, que, dessa maneira, a dissertação colabora para a análise dos currículos acadêmicos não apenas do curso de Enfermagem, mas também de todas as áreas, para que as faculdades moldem cada vez mais as competências transmitidas de acordo com as demandas de trabalho. “Na pesquisa da Amanda a gente identificou pessoas até em outros países que atualmente são pesquisadoras em universidades como Cambridge. Então, é um panorama que direciona até para as questões de discussão e de reforma curricular”, conclui o professor.

Contatos:
Amanda Conrado Silva Barbosa
amandaconradosb@hotmail.com

Fábio da Costa Carbogim (orientador – UFJF)
fabio.carbogim@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fábio da Costa Carbogim (UFJF)
Profa. Dra. Denise Barbosa de Castro Friedrich (UFJF)
Profa. Dra. Vilanice Alves de Araújo Puschel  (USP)

Outras Informações: (32) 2102 – 3297 – Programa de Pós-graduação em Enfermagem