Por mais um ano o Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  recebe o concerto de abertura do “Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora” (Festcoros),  que começa nesta segunda-feira, dia 24, às 20h, com entrada franca. Em sua 24ª edição, o Festcoros reunirá 50 grupos de canto do país e do exterior, com apresentações em diversas instituições da cidade até o dia 29. A organização do evento é de responsabilidade da Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora, dirigida pela professora Cirinéia Xavier.

Para os concertos não é necessário ingresso, basta o público chegar nos locais de apresentação para ouvir os corais. Dez coros participam da abertura no Central: Coralito Infantil do Colégio Santa Catarina; Coral Pró-Música; Camerata San Andrés;  Coral OAB; Coral Apogeu Cant’arte; Canto Coral II da UFJF; Angeli Coeli e Italia tra noi; Coral da UFJF; e Coral Cesama.

No restante da semana, o destaque é o Concerto dos Corais Internacionais e Nacionais Visitantes, na Igreja do Rosário, sexta-feira, 28, às 20h. Participam da ocasião a Camerata San Andrés; o grupo Vox Uomini; o Coral Nova Ipanema; o Coral Apogeu Cant’arte; o Coro Mater Verbi; o Coral da UFJF; o Coral do Colégio Jesuítas; e o Coro Acadêmico da UFJF.

Coral Universitário da UFJF-GV participa do evento no sábado, 29, a partir das 20h. Coordenado pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos do campus de Governador Valadares, o Coral se apresenta desde 2016, sob a regência da maestrina Zilmar Emerick Eller, estudante do curso de Administração. A equipe apresentará músicas da MPB com 33 coralistas que fazem parte da equipe composta por 63 pessoas, entre estudantes, servidores e comunidade valadarense.

Neste ano, o Festival também levará apresentações a outras cidades da região: Lima Duarte, Leopoldina, Guarani, Argirita, Maripá e Rio Novo recebem diversos grupos coralistas em concertos públicos. O encerramento do Festcoros será em grande estilo,  com a participação de todos os grupos coralistas, numa noite de gala, no sábado, 29, às 20h, no Cine-Theatro Central.

Confira a programação completa do 24º Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora” (Festcoros)

O Coro Municipal

O Coro Municipal Juiz de Fora foi criado em 1995, e desde esse ano realizou 23 edições do Festcoros, recebendo grupos de coralistas de vários estados do Brasil e de países como Itália, Portugal, Venezuela, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai, Argentina, dentre outros.

O Festcoros é o maior evento de música coral do Brasil, e sua realização acontece com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/n, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3216-5853 (Cine-Theatro Central-UFJF)