Ação acontecerá até 19 de novembro

Discutir a produção e o escoamento de alimentos orgânicos é um dos objetivos da 1° Feira Orgânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontece a partir de segunda-feira, dia 24, das 16h às 20h, no estacionamento da Reitoria. A feira terá nove edições, sendo realizada semanalmente às segundas-feiras, até 19 de novembro.

A iniciativa é idealizada pelo programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, e terá a participação da associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), único coletivo certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Juiz de Fora.

De acordo com a consultora da Intecoop, Juliana Macário, a intenção da feira é propiciar a familiarização da comunidade acadêmica e do público externo com os alimentos orgânicos e os produtores, promovendo um espaço de exposição e discussão. “Buscamos oferecer ao público o contato com esse tipo de alimento e com quem produz, desmitificando discussões em torno da produção dos alimentos orgânicos, como questionamentos a respeito dos custos, das maneiras da realização e dos motivos para se produzir e consumir.”

Uma vez por mês, a feira acontece no formato ampliada, envolvendo produtores de artesanato, buscando tornar o espaço mais dinâmico. Inicialmente, só integrantes da Mogico participarão da iniciativa, já que todos os produtores precisam ser certificados. Além dos produtos como frutas, verduras, legumes, queijos, grãos, pães, bolos, entre outros, haverá atividades para o público, como ioga, rodas de conversa, esclarecimento de dúvidas e uma apresentação de violão e voz, feita por um produtor.

Em Juiz de Fora, os interessados em trabalhar com a alimentação orgânica devem obter a certificação junto ao Organismo Participativo de Avaliação da Qualidade Orgânica (Opac), credenciado pelo Mapa, no Rio de Janeiro. “Temos um projeto dentro da Intecoop para auxiliar na criação de uma Opac na cidade, pois a demanda por certificação na região tem aumentado. A feira é uma forma de provocarmos esses grupos e instituições que queiram atuar na rede e contribuir para esse processo de fortalecimento da produção de orgânicos na área”, conclui Juliana.

Outras informações: (32) 2102-3917/ 6917 (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop)