Disponibilizar conteúdo de qualidade e gratuito para estudantes, desde o ensino médio até pós-graduação. Esse é o objetivo do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Henrique Peixoto, que disponibiliza o material sobre Fisiologia Vegetal em parceria com a Secretaria de Educação. Esse espaço virtual contém mais de 60 aulas, no qual o aluno consegue observar a preparação de cada conteúdo, que envolve a parte teórica; apresentação das aulas multimídias com narração; fotografias; texto com metodologias e questionários.

Todo o processo de montagem do site durou mais de um ano e contou com a parceria da Produtora de Multimeios da UFJF para a filmagem, locução e edição das aulas em vídeo. O técnico-administrativo Gildo Leonel trabalhava na Produtora de Multimeios à época e colaborou na produção do material multimídia. “A equipe se reunia, analisava as melhores formas de gravar o experimento e, depois, de tudo gravado, editava colocando as informações complementares e deixando mais dinâmico. O professor Paulo e a equipe dele nos auxiliava para validar a parte técnica do experimento. Depois dos vídeos prontos, nós produzimos uma série de DVD’s interativos, que além dos vídeos, também tinham os roteiros dos experimentos e questões para avaliação”.

Para o professor, a iniciativa tem grande importância. “Facilita muitos para os alunos. Tanto na questão de poder rever o conteúdo como, principalmente, no uso em lugares que não têm os materiais necessários para montar as aulas. Além disso, dá uma mobilidade muito grande. É um espaço disponível a todos e tudo bem organizado para que tenha uma sequência lógica na análise”.

As aulas estão disponibilizadas no site em um menu que abrange conteúdo para as disciplinas de graduação e pós-graduação, além de outros conteúdos adicionais.

Outras informações: Site Fisiologia Vegetal