Reunião integra programação de visitas da equipe de gestão com professores, alunos e técnicos das unidades acadêmicas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na tarde desta sexta-feira, 21, a visita de membros da Administração Superior da UFJF. Os gestores conversaram com estudantes, técnico-administrativos e professores. O encontro integra o programa de visitas que está sendo realizado desde o início de setembro e irá contemplar todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da Universidade.

O reitor Marcus Vinicius David, a vice-reitora Girlene Alves e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, apresentaram as principais ações desenvolvidas pela gestão desde o início do reitorado – em abril de 2016 – e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

Além de apresentar a atual situação econômica da Universidade, David abordou a questão das obras paralisadas dentro e fora do campus. “Todo o trabalho tem sido desenvolvido junto ao Conselho Superior, de forma colegiada. Assim, foi possível, por exemplo, a conclusão do novo prédio da Facom, além de outras obras”, afirmou o reitor.

Diálogo
Após as apresentações, a diretora da Facom, Marise Mendes, demonstrou preocupação com questões estruturais do novo prédio da Faculdade e, principalmente, com relação à continuidade do trabalho dos servidores terceirizados que atuam nos laboratórios da Instituição.

Os presentes ainda ponderaram a importância da extensão universitária curricularizada e da avaliação institucional para os cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, que são oferecidos pela Facom.

Outras temáticas ainda foram debatidas, como a possibilidade de unificação dos formulários do Comitê de Ética; o número de vagas disponibilizadas pelos cursos; a situação da Rádio e da TV universitárias; e do Programa de Educação Tutorial (PET); além das políticas de assistência estudantil.

Também foi ponderada a necessidade de contratação de funcionários para o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) e a graduação; além da modernização do acervo da biblioteca, tendo em vista o curso de Rádio, TV e Internet.

Participaram da visita o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Oliveira, o secretário geral da Universidade, Rodrigo Souza, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Katia Maria Castro, o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, e a Diretora de Avaliação Institucional, Michéle Farage.

O calendário de vistas da gestão às unidades acadêmicas continua nas próximas semanas e se estende até outubro. A programação pode ser conferida neste link.