Gestores expuseram ações desenvolvidas até agora e o plano estratégico para os próximos dois anos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) visitou, na tarde desta quinta-feira, 20, a sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), onde conversou com alunos, técnico-administrativos e professores. O encontro integra a série de visitas, iniciadas no início de setembro, que pretende chegar a todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da Universidade.

Como nos encontros anteriores, o reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Alves expuseram as principais ações desenvolvidas pela gestão nos dois primeiros anos do reitorado e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

Ao tratar das obras paralisadas, os gestores enumeraram as que consideram mais complexas para a retomada dos trabalhos: Hospital Universitário (HU); Parque Tecnológico e campus avançado de Governador Valadares.

David afirmou que a FAU tem sido fundamental para o debate de propostas que consigam dar andamento às obras do HU, ainda paralisadas. “Contamos, inclusive, com o apoio da Faculdade para, primeiro, conseguirmos proteger o que já está feito e, em seguida, desenvolver um projeto arquitetônico novo, que se enquadre na atual realidade econômica da Universidade”.

Acessibilidade
Os presentes puderam debater temas relevantes ao ambiente universitário e à própria Faculdade, como a necessidade de readaptação da estrutura dos prédios, tendo em vista a chegada de alunos com algum tipo de deficiência, como a auditiva, além da disponibilidade de intérprete de Libras para estes estudantes.

Estudantes, técnicos e professores puderam apresentar demandas e propostas ao reitor e equipe administrativa (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Os integrantes da Administração Superior apresentaram as iniciativas que a Universidade tem empreendido para concretizar a inclusão e oferecer qualidade de ensino às pessoas com deficiência que têm chegado ao campus. “O tema da acessibilidade é central para a UFJF, mas precisamos vencer este desafio juntos”, enfatizou o reitor.

Outras demandas apresentadas foram a necessidade de ampliação da rede WiFi nos prédios; a deficiência de pessoal nos laboratórios e setores administrativos; além da aprovação do projeto do novo prédio da Faculdade.

Os estudantes ainda ponderaram a importância da manutenção dos prédios utilizados pela Faculdade; e instalação de equipamentos técnicos necessários para a feitura das atividades práticas.

O diretor da FAU, Gustavo Abdalla, elogiou a iniciativa da Administração Superior, prevendo que dela sairão bons frutos. “É bom ver que a Universidade está se estruturando, tentando sair desta crise. E é saudável quando os gestores saem para visitar e conhecer as demandas de cada instituição”.

Também participaram da visita o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra; a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Melo; a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Katia Maria Castro; o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Oliveira; o secretário geral da Universidade, Rodrigo Souza; e a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

O calendário de vistas da gestão às unidades acadêmicas continua nas próximas semanas e se estende até outubro.