Movimento cultural resgata e valoriza o samba em Juiz de Fora (Imagem: Divulgação)

Movimento cultural resgata e valoriza o samba em Juiz de Fora (Imagem: Divulgação)

O Ponto do Samba, movimento cultural de resgate e valorização do samba em Juiz de Fora, realiza a primeira de uma série de apresentações especiais na quinta-feira, 20 de setembro. O show terá a participação dos convidados Carlinhos 7 Cordas e Dirceu Leite e ocorrerá no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Os dois instrumentistas convidados para esta apresentação são importantes nomes do cenário musical do país. O violonista Carlinhos 7 Cordas tem carreira reconhecida no Brasil e fora dele. Já se apresentou ao lado de grandes artistas e um dos trabalhos mais recentes é a turnê Caetano apresenta Teresa na qual esteve com Caetano Veloso e Teresa Cristina.

Já o músico Dirceu Leite é um dos principais nomes da música brasileira quando o assunto é instrumento de sopro. Isso porque ele toca flautim, clarone, além de vários tipos de saxofone e flauta. Possui importantes trabalhos tanto na música erudita quanto na popular, com artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia e Beth Carvalho e ações como o Projeto Jobim Jazz e a Orquestra Ouro Negro, de Moacir Santos.

O show

O repertório do show é formado por sambas que fazem parte dos CDs do Ponto e também por composições autorais de Roger Resende e de Carlos Fernando Cunha. Além disso, os músicos farão uma homenagem ao compositor juiz-forano Ernani Ciuffo.

Os integrantes do Ponto do Samba que fazem parte da apresentação são Roger Resende (voz e violão), Carlos Fernando (voz e percussão), Fabrício Nogueira (cavaquinho) e Márcio Gomes (pandeiro). Além destes, integram a iniciativa cultural os músicos Armando Júnior (violão de 7 cordas), Jansen Narciso (surdo) e Caetano Brasil (sopros).

O Ponto do Samba

O Ponto do Samba foi criado em 2012 e se manteve como uma iniciativa independente até 2014, quando se tornou projeto de extensão da UFJF. Além da realização de inúmeras apresentações e oficinas musicais, eventos como a Roda de Samba na Praça Ministrinho, o movimento cultural lançou dois CDs que estão disponíveis em plataformas digitais como Spotify, Deezer e iTunes.