Reunião com Administração Superior ainda discutiu sobre retenções em disciplinas-chave e necessidades da pós-graduação (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em encontro realizado na Faculdade de Engenharia, nesta quinta-feira, 20, o reitor Marcus David discutiu demandas importantes da unidade como o desafio da ampliação do espaço físico, as retenções nas disciplinas fundamentais da área de Exatas e as necessidades da pós-graduação. A iniciativa é parte da agenda de visitas da gestão às unidades acadêmicas para apresentar o planejamento estratégico e financeiro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os professores presentes, assim como o diretor Hélio Antônio Silva, destacaram a expansão de vagas e cursos da unidade e, com isso, a necessidade da Engenharia repensar sua ocupação física. David disse que, no contexto atual, não consegue prever um projeto grande de ampliação, no entanto, alternativas de como otimizar o espaço e a proposta de um plano diretor para o campus poderão ajudar no enfrentamento dessas questões.

Ainda em relação à infraestrutura, foi debatido o impacto nas instalações (como banheiros e estacionamento) causado pelo elevado número de alunos que transita pela plataforma da Engenharia por causa do Restaurante Universitário. Também foram apontadas a necessidade de reformas no prédio que atende a Engenharia Elétrica e a criação de laboratórios e salas para a Engenharia Computacional.

O pró-reitor de Planejamento Eduardo Condé anunciou que um novo modelo de matriz orçamentária está sendo implantado, levando em consideração o quantitativo de discentes e de disciplinas da unidade, o que pode melhorar a capacidade de investimentos na Engenharia.

Pró-reitor de Planejamento, Eduardo Condé anunciou novo modelo de matriz orçamentária (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Na pós-graduação, há um reconhecimento das políticas implantadas, especialmente, em relação aos professores visitantes e parcerias internacionais. “Nosso desafio é aprovar programas com conceito 6 na próxima avaliação na Capes. Sabemos que é preciso ter políticas específicas pensadas para programas que estão em estágios diferentes (os recém-criados e os já consolidados)”, garantiu David.

Ingresso e formação
Debateu-se intensamente o problema de retenção dos alunos em disciplinas fundamentais da área de Exatas, como Cálculo. O professor Fernando Nogueira diz que “vê a Universidade perdida em como lidar com o problema da qualidade do aluno que está ingressando”, pois segundo ele, as pesquisas de avaliação do MEC apontam que a grande maioria não possui o desempenho necessário para entrar no ensino superior.

David reconheceu a crise enfrentada pelo ensino médio no país. Segundo ele, está sendo feito um mapeamento das causas de retenção na Universidade, levantando dados que possam embasar uma discussão de toda comunidade sobre o tema. “Temos que ter políticas de acompanhamento, saber o que está acontecendo com nosso aluno.” Para a vice-reitora Girlene Silva, “devemos rever nossa atuação como formadores”.

A agenda de visitas nas unidades acadêmicas continua nas próximas semanas e, em breve, também será ampliada para os setores administrativos.