O coordenador de Segurança da UFJF (à esquerda) visitou os espaços ocupados pela universidade em Governador Valadares. (Foto: Sebastião Junior)

O coordenador de Segurança da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Isalino Filho se reuniu na tarde desta terça-feira, 18, com o vice-diretor do campus de Governador Valadares, Fábio Pieri. O objetivo do encontro – do qual também participaram os servidores Marjory Almeida (gerente de Infraestrutura) e Ricardo Grunewald (coordenador Administrativo em substituição), além do representante da empresa responsável pela segurança no campus – foi discutir e analisar a questão da segurança nos espaços ocupados pela universidade na cidade.

Ao longo de toda a tarde, foram realizadas visitas nos locais em que a UFJF possui atividades. “Onde está o patrimônio da universidade compete a nós dar segurança. Então eu vou fazer uma visita aqui em alguns postos para um estudo mais afirmativo da realidade do que está acontecendo hoje em Governador Valadares”, explicou Isalino Filho. Segundo ele, um projeto acerca da necessidade de adoção de mais medidas na área vai ser elaborado em conjunto com os servidores do campus.

Na opinião do vice-diretor, esse estudo vai contribuir para a segurança, principalmente nos imóveis ocupados exclusivamente pela UFJF. “A gente utiliza vários espaços aqui em Governador Valadares, muitos deles com parceiros. A segurança desses espaços sempre ficou por conta dos parceiros. Mas nos últimos anos, a gente tem adquirido espaços de aluguel, exclusivos, que estão sem portaria, sem segurança”. Pieri destacou, ainda, que a reunião desta tarde é resultado de uma demanda do sindicato e que vai ajudar a resolver a questão a médio e longo prazo.

A segurança é pauta antiga do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação (Sintufejuf), que defende a contratação de terceirizados para as funções de porteiro e também de segurança. Por isso, segundo a representante da categoria, Isadora Camargos, “a vinda do chefe de Segurança de Juiz de Fora e sua equipe para a elaboração de um plano de segurança para a UFJF-GV é um grande avanço e uma conquista” para os servidores e defendeu a importância de que “as condições de trabalho dos técnicos sejam aprimoradas sempre”.