O Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu nota 5 em avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado é fruto de análise de recurso pelo Conselho Superior do órgão.

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra, considera a conquista importante para toda a Universidade. “É mais um curso que tem a sua competência avaliada pela Capes, bem como é o reconhecimento do trabalho desse grupo. No conjunto, esse resultado ajuda a situar a nossa Universidade entre as instituições com a pós-graduação mais consolidada. Já temos um número maior de cursos com notas 4 e 5 do que 3. A consequência é que essas avaliações nos aproximam, cada vez mais, das universidades que têm programas 6 e 7, que são considerados de excelência.”

O coordenador do programa, Wilson Luiz Rotatori, comemora a ascensão à nota 5. “Já tínhamos recebido um parecer anterior, em duas oportunidades, favoráveis ao aumento de nota e, nesse momento, quando entramos com pedido de recurso na última avaliação quadrienal, recebemos a notícia de que o nosso recurso foi acatado. A nota traz muita satisfação porque é embasada em um trabalho sério que desenvolvemos, com publicações em revistas qualificadas, demonstrando, portanto, a qualidade do programa.”

Para Rotatori, o aumento da nota é reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo programa e serve de motivação para busca de excelência na produção acadêmica. “Todos os pesquisadores buscam a maturação do trabalho. Esperamos que, daqui para frente, esse nível seja mantido e possamos estabelecer diretrizes para o quadriênio atual e para os próximos. Essa conquista tem uma importância muito grande, pelos recursos e oportunidades que podem advir dela.”