Foram debatidos temas relevantes para o IAD, como o papel da extensão dentro da licenciatura e o atual estado das licenciaturas nos bacharelados interdisciplinares do país (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Dando seguimento à série de visitas programadas para todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Administração Superior esteve, nesta  segunda-feira, 17, no Instituto de Artes e Design (IAD), onde debateu demandas da Instituição com professores, técnico-administrativos (TAEs) e estudantes.

Como nos encontros anteriores, o reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Alves expuseram as principais ações desenvolvidas pela gestão nos dois primeiros anos do reitorado e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

Ao expor a situação financeira da Universidade, David destacou a importância das receitas próprias para a UFJF e disse que este é um diferencial que auxilia na manutenção financeira da Instituição. “Em 2017, dentre as 64 universidades federais brasileiras, a UFJF foi a que mais obteve arrecadação própria, principalmente com os projetos de avaliação educacional do Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação)”, disse Marcus David.

Debates
Ao final das apresentações, foram debatidos com os gestores temas relevantes para a comunidade acadêmica do IAD, como o papel da extensão dentro da licenciatura; a perspectiva de expansão trazida pelo Reuni; o atual estado das licenciaturas nos bacharelados interdisciplinares do país; além da gestão dos dados acadêmicos.

Os participantes ainda debateram as consequências da atual restrição orçamentária vivida pela UFJF, que traz consequências para o processo de proposição de obras, necessárias às unidades acadêmicas do campus.

Professores elogiaram a iniciativa da Administração Superior e agradeceram a oportunidade de debater o presente e o futuro da Universidade.

David e Girlene estiveram acompanhados pelo secretário geral da UFJF, Rodrigo Souza; pelo Diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Oliveira; pelo Diretor de Inovação, Ignacio Delgado; pelo pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas; pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé; pela pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo; além da pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques.   

A lista com a programação completa das visitas pode ser conferida neste link.