Foram 1.060 inscritos para o exame específico de provas e 347 para aproveitamento das notas do Enem (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

Aconteceu neste domingo, 16, o processo seletivo dos cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os candidatos aos cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciaturas em Educação Física, Física, Matemática e Química, realizaram o exame nas cidades de Boa Esperança, Governador Valadares, Juiz de Fora, Salinas e Sete Lagoas.

Ao todo, 1.407 candidatos participaram dos processos seletivos. Foram 1.060 inscritos para o exame específico de provas, enquanto o processo seletivo por aproveitamento das notas do Enem obteve 347 inscrições. Os cursos e vagas variam conforme o polo, sendo que os cursos mais procurados foram Administração Pública e Educação Física.

Morador de São José dos Campos (SP), a cerca de 400 km de distância, Victor Abranches viajou a Juiz de Fora para participar do processo seletivo. Formado em Bacharelado em Física, revelou que gostaria também de dar aula. “Acredito que cursar a Licenciatura em Física a distância da UFJF será uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho como docente”, frisou o candidato, comentando também sobre a prova: “Estou confiante com o meu desempenho, mas acredito que além de saber o conteúdo, também, é muito importante estar tranquilo durante o exame”.

Serena ao ser entrevistada, Natália Neto, candidata ao Bacharelado em Administração Pública, já faz o curso em outra cidade e comenta o motivo pelo qual escolheu prestar o exame.  “Essa é uma oportunidade de cursar um curso gratuito e de qualidade, tendo todos os privilégios de uma universidade pública”.

Já o candidato ao curso de Administração Pública, Rogério Júnior Reis, comentou que gosta da área e hoje o seu foco é prestar concurso público. “ Escolhi fazer essa prova por ser uma forma de ingresso em uma universidade conceituada e por ser uma modalidade de ensino que proporciona flexibilidade no horário de estudo”.

O resultado final do Processo de Seleção para Ingresso nos cursos de graduação a distância 2018 será divulgado no dia 21 de setembro, a partir das 15h, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Os gabaritos já foram divulgados e podem ser conferidos aqui.