Íris propôe uma nova forma de pensar as possibilidades de representação do ser  humano na arte (Foto: Divulgação)

“Alguém aqui já assistiu algum filme de Ousamane Sembène?”, provoca a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Íris Amâncio, durante a palestra “Autorias negras (africanas e afro-diaspóricas)”. O cineasta senegalês, falecido em 2007, foi uma figura pioneira do cinema africano. Ele é considerado uma referência artística de grande renome dentro e fora do continente, tendo sido premiado nos principais festivais de cinema da Europa. Ainda assim, a resposta à provocação foi um silêncio quase absoluto.

A necessidade de mudanças no cânone de referências, tanto no meio artístico quanto no acadêmico, foi um dos principais pontos levantados pela pesquisadora convidada na palestra que aconteceu na noite desta quinta-feira, 13. O evento integra o 5º Seminário de Artes, Cultura e Linguagens, que acontece no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Por meio de uma abordagem centrada na autoria, Íris propõe uma nova forma de pensar as possibilidades de representação do ser humano na arte. “Não podemos esquecer que esses humanos constituem cognitivamente identidades.” Ela ressuscita o arcabouço teórico, considerado obsoleto por alguns filósofos, para encarar a estética como uma forma de compreensão do mundo e também para fugir do eurocentrismo que domina a produção acadêmica e artística.

“Por mais que a gente tente dar passos para frente, a base é sempre a mesma”, aponta Íris. Ela questiona a visão eurocêntrica por não dialogar com o recorte racial e de gênero, desta forma, impedindo a convivência científica de diferentes maneiras de ser, pensar e produzir. “Nosso papel como pesquisadores é altamente estratégico neste sentido”.

Sobre o evento
O seminário é organizado pelos estudantes do segundo ano do Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens da Instituição. Desde a última terça-feira, 11, o evento recebeu pesquisadores de diversas partes do país, além de uma programação variada, seguindo o tema “Intervenções Imaginárias”.

Saiba mais sobre o V Seminário de Artes, Cultura e Linguagens no site do evento.

Outras informações
(32) 2102-3350 (IAD-UFJF)

vspacl.ufjf@gmail.com