Evento está em sua vigésima quinta edição e já é tradicional na UFJF (Foto: Divulgação)

“Tempo e experiência” – este é o tema da XXV Semana de Estudos Clássicos. Realizado há um quarto de século, o evento já é tradicional da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e convida o público interessado a debater sobre como o tempo atua, em relação à cultura greco-romana, na linguagem, na literatura, na sociedade e na cultura. A programação tem início na próxima segunda-feira, dia 17, e segue até o dia 20 de setembro.

“Esta edição alcançou um número recorde de inscrições”, aponta a professora e uma das responsáveis pela organização do evento, Carol Rocha. “Só para apresentações de trabalho, são mais de 70. Também estamos felizes de receber participantes de todo o país, de locais como o estado do Amazonas, por exemplo. É um momento de congregação.”

Carol ressaltou que, embora as inscrições para participação estejam encerradas, é possível para os interessados se inscreverem como ouvintes durante os dias do evento. “É preciso movimentar esta área, mostrar para os nossos estudantes que ela existe, está viva e tem muita pessoas ativas, trabalhando nela”, avalia.

A organizadora também citou a palestra de abertura do evento como exemplo de reflexão possível sobre o tema do mesmo. A palestrante convidada, Renata Garrafoni, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), discorre sobre a relação entre o simbolismo, a política e presença grega na modernidade, tendo como base a documentação sobre a presença dos gregos antigos na cidade de Curitiba durante a virada do século XX.

As tragédias gregras e a epopeia de Gilgámesh,  uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial, também são temas de discussões ao longo do evento.  “Estamos com a expectativa de que sejam momentos de muita interação e reflexão”, afirma. A programação completa está disponível on-line.