Reitor e equipe apresentaram plano estratégico para próximos anos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Na tarde desta quinta-feira, 13, foi a vez da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receber a visita da Administração Superior da UFJF, liderada pelo reitor Marcus Vinicius David e pela vice-reitora Girlene Alves. A iniciativa, em curso desde 6 de setembro, irá contemplar todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da Universidade.

Marcus David abriu o encontro parabenizando a comunidade acadêmica da Faculdade de Economia pela nota 5 obtida pelo Programa de Pós-graduação, em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “A conquista mostra o esforço e o compromisso da Universidade com o ensino e com a pesquisa de excelência.”

Em seguida, Marcus David, Girlene e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, fizeram explanações a respeito das principais ações desenvolvidas pela gestão nos dois primeiros anos do reitorado – como a reestruturação econômica da Universidade e a retomada de obras paradas – e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

A vice-reitora ainda destacou o papel da Diretoria de Ações Afirmativas, como responsável  pela proposição e articulação de ações que sensibilizem e mobilizem a comunidade universitária para a convivência cidadã com as inúmeras realidades presentes na diversidade social, relacionadas a gêneros e sexualidades, às tradições das culturas, às questões étnico-raciais, à vulnerabilidade socioeconômica, dentre outras.

Logo após as apresentações, professores, técnico-administrativos (TAEs) e alunos tiveram a oportunidade de debater com os gestores temas de interesse geral e demandas específicas da Faculdade de Economia.

Foram enumeradas demandas como o uso de recurso financeiro próprio, em prol da saúde financeira da Universidade; o intercâmbio entre as instituições de ensino públicas e a iniciativa privada; a regulamentação da Pós-graduação; questões de acessibilidade nos prédios; evasão acadêmica; além da parte estrutural do edifício onde está localizada a Faculdade.

Marcus David e Girlene estiveram acompanhados pelo secretário-geral da UFJF, Rodrigo Souza; pelo diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra; pela coordenadora de Ações de Extensão, Fernanda Cunha Sousa; pelo diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Oliveira; pelo diretor de Inovação, Ignacio Delgado; pela pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Mello; pelo pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas; pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, além da pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques.

A próxima visita da Administração Superior está prevista para as 9h30 da próxima segunda-feira, 17, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE). A lista com a programação completa das visitações do reitorado pode ser conferida neste link.