Uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora pode contribuir para as discussões sobre os modelos de ensino com projetos educativos que oferecem outra maneira de aprendizado para crianças. A tese da psicóloga Ana Lucia Werneck Veiga foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação. Durante o estudo, a acadêmica analisou os comportamentos de crianças e de adolescentes em três instituições consideradas transformadoras, no Brasil e em Portugal.

Ana Lucia passou por uma convivência de imersão, avaliando as experiências de 9 crianças, entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos, no Projeto Âncora, em Cotia (SP), na Escola da Ponte, instituição pública que fica perto da cidade do Porto, em Portugal, e na escola privada A Voz do Operário, em Lisboa. A psicóloga explica que essas unidades educacionais são interligadas por seus padrões de ensino. Ela também destaca como foi o processo de pesquisa: “eu fui para essas 3 escolas e me juntava a essas crianças, sentava onde elas sentavam. Passava um tempo fazendo uma observação não participativa, não interferia muito. Queria observar a rotina delas, mas especificamente como tomavam decisões e como a escola promovia participação a elas.”

Para finalizar seu trabalho, Ana Lucia  entrevistou os alunos com perguntas feitas a partir de observações frequentes nas escolas. As respostas auxiliaram a pesquisadora a desenvolver uma narração da experiência vivida, contando também a história dos alunos. Para construir sua tese, a psicóloga precisou morar seis meses fora do país, com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa foi realizada com a orientação da professora Adriana Rocha Bruno, da UFJF, e coorientação do professor Rui Fernandes Trindade, da Universidade do Porto, em Portugal. A professora Adriana ressalta que o trabalho é inovador: “traz as possibilidades de escolas e professores, gestores e comunidade que fazem acontecer o que a gente, na teoria, muitas vezes apresenta como possibilidade”. A orientadora também fala sobre a importância do estudo na sociedade atual: “a Ana cria um caminho que podemos trazer para as nossas escolas. Isso já está acontecendo no Brasil. Que ganhem força as mudanças tão desejadas no sistema educacional brasileiro.”

Contatos:
Ana Lucia Werneck Veiga
analuciawv@gmail.com

Adriana Rocha Bruno (orientadora – UFJF)
adriana.bruno@educacao.ufjf.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Adriana Rocha Bruno (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Rui Trindade Fernandes (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal)
Profa. Dra. Luciana Pacheco Marques (UFJF)
Prof. Dr. Jader Janer Moreira (UFJF)
Prof. Dr. Reginaldo Carneiro (UFJF)
Profa. Dra. Adriana Dickel (Universidade de Passo Fundo – RS)