Camila Menezes levou a estudantes reflexões sobre o conceito de saúde mental e como atuar na prevenção destes problemas (Foto: Alexandre Dornelas)

No mês em que se discute o Setembro Amarelo, a temática do suicídio veio à tona na palestra “Saúde mental: vamos falar sobre isso?”, ministrada pela psicóloga da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Camila Menezes. A conversa integrou a programação da II Semana da Saúde Mental, que acontece juntamente com a 41ª Semana da Engenharia, na manhã desta quarta-feira, 12.

“É importante desmistificar e abordar temas que antes eram tabus. Tanto a saúde mental quanto o suicídio são assuntos que até então não eram debatidos, não eram questionados. As pessoas não procuravam saber sobre e, tampouco, buscavam ajuda e falavam sobre os seus sentimentos”, destacou a psicóloga, que também levou a estudantes reflexões sobre o conceito de saúde mental e como atuar na prevenção destes problemas.

Ainda de acordo com a psicóloga, a Proae tem trabalhado com diversos programas em novos formatos. “Antes as atividades tinham um foco individual e agora há várias atividades em grupo que trabalham as interações entre os indivíduos de forma mais efetiva.”

A programação teve prosseguimento à tarde, reunindo palestras com a temática do mindfulness como tratamento comportamental contra ansiedade, formas de prevenir o estresse no ambiente de trabalho e gerenciamento de tempo.

Os eventos da 41ª Semana da Engenharia tiveram início no dia 10 de setembro e seguem até o próximo sábado, dia 15 de setembro. Confira a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3777 (Pró-reitoria de Assistência Estudantil)