Estudantes de todos os cursos de graduação podem se inscrever até 19 de setembro (Foto: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para candidatura à “Bolsa de apoio à mobilidade internacional para acadêmicos de graduação envolvidos em atividades empreendedoras e de inovação”. A seleção é do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), vinculado à Diretoria de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições devem ser feitas até o dia 19 de setembro, presencialmente, na recepção do Critt, no campus de Juiz de Fora, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A seleção busca promover a interação e o compartilhamento de experiências de empreendedorismo e de inovação dos estudantes da UFJF e do exterior. Os candidatos concorrerão a uma bolsa de estudos. As opções de destino incluem África, América Central e México, América do Norte (EUA e Canadá), América do Sul, Ásia, e Europa. Os valores das bolsas variam conforme a região.

Os estudantes interessados devem entregar um envelope com formulário de inscrição, declaração de que não possui bolsa da UFJF ou de agências públicas de fomento, declarações das iniciativas às quais está ou esteve vinculado, Currículo Lattes, com documentos comprobatórios, e Histórico Escolar. Os modelos para o formulário e a declaração de não posse de bolsa estão disponíveis em anexos do edital. Caso o candidato não possa comparecer pessoalmente, a inscrição pode ser feita por terceiros por meio de procuração pública ou particular.

Alguns dos requisitos para participação é ser aluno de graduação da UFJF, ter concluído pelo menos 30% dos créditos obrigatórios no curso, e estar vinculado diretamente a uma atividade de empreendedorismo na UFJF; ou participar de iniciativas gerais que abranjam empreendedorismo e inovação, como empresas juniores.

Os critérios para concessão da bolsa incluem maior tempo de estada em atividade de empreendedorismo na UFJF, em movimentos de empresas juniores ou em outras iniciativas que abranjam empreendedorismo e inovação, e maior tempo no curso de graduação. A aprovação e inscrição em programa de mobilidade internacional, associado a atividades de empreendedorismo e inovação, também serão quesitos para avaliação. Além disso, será levado em conta o mérito acadêmico comprovado por meio do Lattes ou do desempenho no curso.

O resultado será divulgado na página do Critt. Os candidatos poderão pedir recurso no prazo de cinco dias úteis a partir da publicação do resultado. Detalhes sobre o procedimento encontram-se no edital.

(32) 2102-3435 – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia