Reitor e pró-reitores expuseram principais ações desenvolvidas pela gestão nos dois primeiros anos do reitorado (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

“É preciso diálogo para enfrentarmos os desafios que se apresentam pela frente”, afirmou o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, nesta quarta-feira, 12, em visita da Administração Superior à Faculdade de Educação (Faced). O evento integra a série de encontros com todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da UFJF.

Como nos encontros anteriores, o reitor e a vice-reitora, Girlene Alves, expuseram as principais ações desenvolvidas pela gestão nos dois primeiros anos do reitorado e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

Além de apresentar a atual situação financeira da Universidade e expor o que está sendo feito com as obras que se encontram paralisadas dentro e fora do campus, David destacou a atuação do Conselho Superior (Consu) no enfrentamento da atual crise vivida pela Instituição e pelo país.

“De 2016 para cá, fizemos 61 reuniões no Consu, sobre temas dos mais variados e relevantes para a comunidade acadêmica. Nossa intenção é retomar as discussões colegiadas a respeito do que é relevante para a Instituição”, disse.

Caed
O reitor ainda relatou que se reuniu com o Ministério da Educação (MEC), em agenda cujo tema era a suplementação de arrecadação para o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), que atualmente possui o limite de R$ 110 milhões, imposto pelo Governo Federal.

Segundo David, o modelo proposto pelo MEC previa a criação de uma organização social, que se incubiria de gerenciar os projetos do Caed. “Pensamos ser inviável este modelo e estamos trabalhando com a perspectiva da instituição de uma fundação de apoio, para exercer estas mesmas funções”. O tema, aliás, foi o mais debatido entre professores, técnico-administrativos e alunos da Faced com a Administração Superior, logo após as apresentações da equipe gestora.

Outras demandas da comunidade acadêmica também foram levantadas e discutidas, como o atual modelo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism); o Programa de Acompanhamento de Rendimento dos Alunos, o Programa de Residência Pedagógica e as perspectivas para a educação a distância na Universidade.

David esteve acompanhado da vice-reitora, Girlene Alves; o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira; o secretário geral, Rodrigo Souza; a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira; do diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, além da pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques e do Diretor da Faculdade de Educação, Álvaro Quelhas.

O calendário de vistas da gestão  às unidades acadêmicas continua nas próximas semanas e se estende até outubro.