Pensando no contexto político atual, cheio de incertezas e indignações, o professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leandro Gonçalves, lançará na próxima quarta-feira, dia 12, o livro “Plínio Salgado: um católico integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975)”. A obra  recupera a trajetória da vida do intelectual e político Plínio Salgado, líder do principal movimento fascista brasileiro, a Ação Integralista Brasileira (AIB), passando pelas décadas de 20 e 30 até o posterior exílio em Portugal.

Segundo Gonçalves, é importante discutir a história de vida de Plínio Salgado. “Entendo que muito já foi pesquisado pela esquerda, mas também é preciso compreender o pensamento e a prática das direitas. Penso que o livro traz uma contribuição nesse sentido, uma vez que Plínio Salgado até hoje é uma referência para movimentos que pregam o conservadorismo e a intolerância.”

A pesquisa conta com investigação nos acervos portugueses e um dossiê que revela a tentativa de um plano entre Salgado e os alemães em 1941. O lançamento acontecerá às 19h,  no Planet, localizado na Rua Morais e Castro 218, no Bairro Alto dos Passos.

Outras informações: leandropgoncalves@gmail.com