Administração Superior expôs principais ações desenvolvidas pela Gestão nos dois primeiros anos e ouviu comunidade acadêmica (Foto: Gustavo Tempone)

Dando seguimento à série de visitas programadas para todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas do campus-sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Administração Superior esteve, na tarde da última segunda-feira, 10, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), onde conversou com professores, técnico-administrativos (TAEs) e estudantes da instituição.

O reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Alves expuseram as principais ações desenvolvidas pela Gestão nos dois primeiros anos do Reitorado e projetaram as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

O reitor reiterou que a ideia da iniciativa é “nos aproximarmos cada vez mais das Unidades Acadêmicas, através do diálogo”. David esteve acompanhado pelo secretário geral da UFJF, Rodrigo Souza; pelo Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra; pelo Diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira; pela pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Luis Paulo Barra; pelo Diretor de Inovação, Ignacio Delgado; pelo pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas; pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, além da pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques.  

Ao expor a situação financeira da Universidade, David destacou a importância das receitas próprias para a UFJF e disse que este é um diferencial, que auxilia na manutenção financeira da Instituição. “Também é preciso redimensionar a situação das obras na Universidade, para que elas se adequem à nossa realidade financeira”, argumentou.

Já o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças ponderou a necessidade da Universidade se planejar de forma mais integrada, agrupando a lógica de funcionamento em três níveis: “a primeira é a macropolítica, que envolve o tripé básico da Universidade – Ensino, Pesquisa e Extensão. Porém, pensamos neles integrados a dois eixos transversais, inovação e cultura, que passam a ter importância fundamental na nossa visão”, disse Condé.

O pró-reitor explicou, ainda, que na visão estratégica da atual gestão, há a dimensão interveniente, composta pela Assistência Estudantil, Ações Afirmativas e Relações Internacionais; e a dimensão de sustentação, integrada pela Infraestrutura, Imagem Institucional e Gestão de Pessoas.

Demandas do Instituto

Ao final das apresentações, os presentes tiveram a oportunidade de debater com os gestores temas relevantes para a comunidade acadêmica do ICH. Assim, foram discutidos diversos assuntos, como o direito de todos os alunos de pós-graduação – inclusive os de disciplinas isoladas – em obter a carteirinha de estudante .

Também foram comentados a necessidade dos professores substitutos terem acesso à biblioteca; o direito das pessoas trans em ter o nome social no diploma; a situação estrutural do Centro de Psicologia Aplicada (CPA); a necessidade de retirar os entulhos do entorno da Estação Meteorológica e de se reforçar a segurança do Instituto; os critérios de alocação dos docentes em sala de aula; a valorização do trabalho de campo nos cursos; além dos programas de acessibilidade a alunos com deficiência auditiva e visual.

Membros da comunidade acadêmica do ICH ainda sugeriram um planejamento acadêmico e administrativo para a Administração Superior e propuseram a criação de um programa de formação de lideranças acadêmicas; de um programa de apoio ao jovem professor; e de um centro de monitoramento do desempenho acadêmico.  

Professores elogiaram a iniciativa da Administração Superior, que consideraram pioneira. “Acredito ser este um exercício da democracia, que eu espero que se consolide na nossa Universidade”, afirmou o Diretor do Instituto de Ciências Humanas, Robert Daibert Junior.

A lista com a programação completa das visitas do Reitorado pode ser conferida neste link.